Acorda Cidade
Com a reforma administrativa proposta pelo governador Rui Costa, as atividades do Centro Industrial do Subaé (CIS) serão exercidas através de uma diretoria com um número menor de funcionários e um custo menor do que o atual formato (autarquia).
O deputado estadual Zé Neto, líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) e deputado federal eleito informou que o CIS funcionará na superintendência da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), em Salvador, e terá uma diretoria regional funcionando em Feira de Santana. Segundo ele, a diretoria dará mais celeridade e uma dinâmica de ação direta, dando resultados mais satisfatórios do que os atuais.
O CIS hoje tem uma média de 39 funcionários – fora limpeza e segurança –, e funciona em regime de turno. Os estudos do Governo do Estado comprovaram que a autarquia extinta bem como a Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial (SUDIC), que tem o mesmo perfil do CIS e somam juntos 200 funcionários.
"Nós estamos arrumando as finanças do Estado e realizando um enxugamento da máquina com a extinção de cargos. O governador Rui Costa tomou medidas, como ele próprio diz, que são uma espécie de “chá amargo”, para continuarmos com a nossa saúde fiscal equilibrada. O débito da previdência saiu de 360 milhões de reais em 2006 para 4,08 bilhões de reais. Temos que fazer frente com o aumento exorbitante do déficit previdenciário. Entre aumentar impostos ou realizar uma reforma administrativa, o governador optou pela reforma para diminuição de gastos com a máquina do Estado, que inclusive já está com limite prudencial alcançado. Para este momento, esta atitude é mais do que necessária e prova a responsabilidade do nosso governador com a Bahia”, finalizou o deputado.