Educação

Veja quais são os desafios diários dos estudantes de Medicina

Curso exige alta dedicação e comprometimento.

Acorda Cidade

O curso de medicina é um dos mais concorridos do país. Em 2017, por exemplo, a Universidade de São Paulo (USP) apresentava uma relação de 135 candidatos por vaga para o curso. A carreira é muito gratificante para aqueles que possuem o sonho de cuidar de pessoas e salvar vidas, mas requer muitos sacrifícios e dedicação. Se você pensa em exercer a profissão, confira alguns dos maiores desafios para os estudantes:

1. Curso de longa duração
Os cursos de Medicina possuem aulas em tempo integral e a duração média é de, no mínimo, seis anos. Depois desse período, você já pode ser um clínico geral. Mas se seu objetivo for se especializar em alguma área, terá que estudar pelo menos por mais dois anos. Portanto, o curso exige muita dedicação e empenho. Para quem não tem essa disposição, é melhor rever essa escolha.

2. Alta carga de trabalho
A carga de trabalho com certeza é um ponto a ser considerado. Ela pode variar muito de acordo com a especialização escolhida ou com o tipo de trabalho, mas, segundo médico Rafael Moraes, diretor clínico do Hospital Samaritano, ao Jornal do Cruzeiro, alguns profissionais chegam a trabalhar até 80 horas por semana. Com esse ritmo, é difícil equilibrar vida profissional e pessoal. O trabalho é realmente satisfatório para quem ama a profissão, mas pode ser extremamente desgastante.

3. Preparo emocional
Durante o período de faculdade e no exercício da profissão, você provavelmente terá que ver sangue e cadáveres, pelo menos na faculdade, quando se estuda anatomia. Para quem não suporta ver sangue, também não é um curso recomendado, já que esse aspecto também faz parte da graduação. Se você não tem problema com isso, vá em frente.

4. Empatia
O curso de Medicina vai muito além do que fazer diagnósticos e tratar alguma doença. O profissional precisa dar grande atenção aos dramas humanos, como dor, fragilidade e problemas emocionais. Nesse caso, ter empatia com os pacientes é fundamental. Você verá muitas situações perturbadoras e trágicas na faculdade ou no exercício da carreira, mas elas se tornam em grandes oportunidades de ajudar o próximo.

5. Avanços tecnológicos
A tecnologia avança de forma exponencial e atinge em cheio vários setores, inclusive o da Medicina. Diversos dispositivos são criados com o objetivo de auxiliar os médicos em suas tarefas. A inteligência artificial também é um campo em ascensão e por meio dela já foi possível construir alguns robôs capazes de realizar até cirurgias. Acompanhar essas transformações na profissão é fundamental para não ser deixado para trás.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários