Rachel Pinto
Os alunos da Escola Estadual Maria Quitéria que fica localizada na Praça Fróes da Mota em Feira de Santana, realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (5), contra o fechamento da escola. A unidade de ensino tem 101 anos de história e oferece aulas até o ensino fundamental.
Existe uma lei federal que determina que "as escolas estaduais deixem de oferecer o ensino fundamental". O estado tem a obrigação de assumir o ensino médio e por isso o encerramento gradativo das séries iniciais nas escolas da rede estadual.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Embora a situação seja pautada na lei, os alunos e pais estão inconformados com o fechamento da Escola Estadual Maria Quitéria.
Além da escola ser centenária e carregar parte da história da educação na cidade, como o fato de ter sido a primeira escola de meninas de Feira de Santana, a unidade de ensino é de referência. O trabalho de todos os funcionários é muito elogiado e há ainda a sua abrangência para alunos nos diversos bairros próximos ao centro da cidade.
A escola vai funcionar até dezembro e os alunos estão em processo de transferência. Os funcionários seráo relocados para outra unidade de ensino.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
A estudante Maria Eduarda, de 13 anos contou que estuda na Escola Estadual Maria Quitéria há dois anos. Moradora do bairro Pampalona ela considerou errado o fechamento da escola e por isso decidiu protestar.
“A gente não concorda com isso e é um absurdo fechar a escola”, frisou.
Também estudante da escola, Geovana Souza tem 13 anos e mora no bairro Tanque da Nação. Ela relatou que seus pais não apoiam o fechamento e a escola tem grande valor histórico.
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
“Eu sou sétimo ano e agora vou ter que ir para outra escola. Estamos protestando pelo nosso direito. São 101 anos de história, não são 101 dias”, concluiu.
Durante o protesto dos estudantes o trânsito ficou bloqueado na Rua Tertuliano Carneiro e Praça Fróes da Mota.
O Acorda Cidade entrou em contato com a secretaria estadual de Educação, na última quinta-feira (1º), mas até o momento não obteve retorno. Já o diretor do Núcleo Regional de Educação (NRE) em Feira de Santana, Ivamberg Lima, negou o fechamento das escolas.
Segundo ele, haverá a municipalização de algumas escolas estaduais, como ocorre todos os anos. Ele disse que ainda não tem a informação da quantidade de escolas que passarão para gestão do município e nem o nome delas e que essa informação deverá ser divulgada na próxima quarta-feira (7).
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Leia também: Vereador denuncia possível fechamento de escolas estaduais em Feira de Santana