Rachel Pinto
Ocorreu na tarde de quinta-feira (25) a transferência de detentos do Conjunto Penal de Feira de Santana para o Presídio de Segurança Máxima em Serrinha. O capitão Allan Araújo, diretor da unidade penal de Feira de Santana, informou que foram transferidos presos que atendem aos critérios de serem de grande periculosidade e aqueles que sofrem algum tipo de risco ou ameaça à segurança.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
Segundo ele, a transferência ocorreu após avaliação da direção e depois que alguns presos foram relocados de pavilhões. Ele contou que essa situação gerou conflito e por isso os presos foram para Serrinha.
"Eles não aceitaram a transferência para pavilhões. No processo de separação de regime, os conflitos surgem com muita intensidade e esses presos especialmente não se adequaram à unidade no sentido de não aceitarem, não concordarem com a convivência no pavilhão destinado ao seu regime. Isso gerou conflito, muitos conflitos surgiram e foram constatados como reais. A segurança do preso precisa ser levada em conta e fez com que essas transferências fossem solicitadas”, disse.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
Também por questões de segurança o diretor do presídio não informou a identidade nem quantos presos foram transferidos. Ele comentou que embora a proximidade familiar seja fundamental para o processo de ressocialização dos internos, a segurança e a vida estão primeiro lugar e por isso foram adotadas providências que culminaram nas transferências para o presídio de segurança máxima em Serrinha.
Com informações do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.