Rachel Pinto
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai abrir atendimento aos sábados neste mês para o recadastramento biométrico em Feira de Santana. Nos dias 20 e 27, a população poderá ser atendida das 8h às 18h, tanto para os agendamentos como através das senhas.
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade
Danilo Pereira, chefe de cartório da 156ª zona eleitoral, informou ao Acorda Cidade que haverá regime de plantão e todos os guichês estarão abertos. De acordo com ele, ainda não está definido se haverá prorrogação do prazo para o recadastramento biométrico. Tal decisão cabe à presidência do tribunal. O atendimento aberto aos sábados é para que uma média de 80% da população da cidade consiga fazer o recadastramento e não tenha o seu título cancelado.
Leia também: Biometria: eleitor que perder o prazo pode regularizar situação até maio
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
“Nós vamos abrir aos sábados para aumentar a nossa quantidade de atendimento. Para que se o tribunal não prorrogar a gente tenha o menor impacto possível. Quando mais atendimentos a gente fizer agora, menos pessoas terão o título cancelado. Já passamos de mais 70% dos eleitores que fizeram o recadastramento. Esperamos que chegue a 80% do eleitorado. Isso equivale a mais ou menos uns 340 a 350 mil eleitores. Quem não conseguir fazer terá o título cancelado”, afirmou.
Danilo Pereira explicou também que quem não fizer o recadastramento biométrico no prazo poderá procurar o TRE até maio para regularizar a situação. O procedimento é o mesmo, com a atualização dos dados cadastrais e dados biométricos.
“Na mesma hora, o eleitor já sai com o título, com a situação regularizada. Demora em média uma semana para o TRE processar isso. Mas, o eleitor já sai daqui regularizado”, salientou.
Com o grande número de pessoas na fila do TRE para realizar o recadastramento biométrico, a prefeitura com o objetivo de melhorar as condições de estrutura do atendimento cedeu toldos e sanitários químicos.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.