Mercado atrativo

Crescimento no setor de farmácias em Feira de Santana chega a 12% ao ano

As redes de farmácias estudam o mercado e a localização antes de se instalarem na cidade.

Daniela Cardoso

Atualizada às 15:02

As redes de drogarias no Brasil estão entre as varejistas que mais cresceram nos últimos anos e o crescimento não é apenas das grandes redes de farmácias. Em Feira de Santana, o crescimento médio no setor é de 12% ao ano. Atualmente a cidade conta com cerca de 215 farmácias funcionando, segundo dados da Associação dos Farmacêuticos da cidade.

Dniran Ferreira, que é um dos diretores da Associação dos Farmacêuticos de Feira de Santana, destacou em entrevista ao Acorda Cidade que Feira é um polo regional muito forte, o que tem atraído grandes redes de farmácias de todo o Brasil, como Fortaleza e São Paulo, além do crescimento das farmácias locais.

“Feira é uma cidade grande, fica atrás apenas de Salvador e tem atraído grandes redes de farmácias. Além disso, a população, a cada passo que vem envelhecendo, necessita de mais cuidados da saúde, logo precisa-se utilizar mais medicamentos. Esse crescimento também se atribui a isso”, afirmou.

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Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo Dniran Ferreira, as redes de farmácias estudam o mercado e a localização antes de se instalarem na cidade. Ele afirma que tem rede que chegou na cidade com uma loja e já conta com até cinco farmácias. Dniran observa ainda o grande número de farmácias da mesma rede em uma única avenida de Feira de Santana.

“Tem redes que têm duas, três unidades na mesma avenida. Antes de vir para a cidade eles estudam quantas pessoas passam naquela calçada para ver que tipo de farmácia vai abrir ali, estudam se comporta abrir no local. É feito todo um estudo e Feira de Santana sendo uma cidade comercial muito forte, é um atrativo para o setor das farmácias”, destacou.

Mix de produtos

Bruna Sthefany de Oliveira, também diretora da Associação dos Farmacêuticos de Feira de Santana, falou sobre a visão dos empresários do setor em ampliar o mix de produtos, além de qualificação dos profissionais para melhorar o atendimento aos clientes. Segundo ela, os comerciantes locais também estão trabalhando para se igualar às grandes redes e se manter no mercado.

“Os comerciantes estão vendo as farmácias não só como um comércio de medicamento, mas como um centro de conveniência de saúde, de qualidade de vida, de bem-estar, trazendo vários serviços à população, como aferição de pressão, glicemia, vacinas. A Associação está dando todo o suporte aos farmacêuticos para que se qualifiquem e estejam à frente para prestar todo tipo de atendimento e também profissionalizando os gerentes, principalmente para dar suporte ao cliente, melhorando a estrutura, climatização, colocando estacionamento, tentando se igualar às grandes redes”, disse em entrevista ao Acorda Cidade.

Bom atendimento

Bruna Sthefany lembra que os clientes estão cada vez mais exigentes, querendo encontrar tudo em um só lugar, além da valorização a um bom atendimento. “Além de ter um estacionamento, medicações, perfumarias e funcionários preparados para atender aos clientes, o ponto mais importante na trajetória do crescimento é o foco em atender as necessidades do cliente, respeitando as características regionais”, destacou.

Juscelino Brito coleciona vários prêmios devido à sua atuação no setor (Foto: Ed Santos/Acorda Cidade)

O empresário Juscelino Brito, proprietário da Farmácia Brito, que tem sete lojas em Feira de Santana, analisa como preocupante o número de farmácias que são abertas na cidade, já que segundo ele, isso acaba inflacionando o mercado. Ele disse que a chegada de grandes redes assusta, mas que também tem um lado positivo.

“É algo que nos acorda, nos chama a atenção e nos mostra o que estamos fazendo de errado e o que pode melhorar. A questão visual é um exemplo, as grandes redes tem uma leitura agressiva com relação a isso, o que nos chama atenção para melhorar. Eu costumo dizer que essas redes são grandes, mas também são obesas. A Brito tem a vantagem de ser local, ter ações rápidas, dinâmicas, estar em contato com o cliente o tempo todo, então estamos preocupados em ter o cliente bem atendido. Vejo que o mercado está extremamente acirrado, mas se fazendo um bom trabalho, há espaço para todos”, ponderou.

Segundo o empresário, o grande segredo para se destacar no mercado é o atendimento, atenção ao cliente, ser visto pelo cliente, ter uma boa negociação, estar bem localizado e ter serviços. Além disso, ele cita a importância de acompanhar as tendências de mercado.

“A leitura que era feita há 10 anos, não se permite mais no tempo de hoje. Uma farmácia que vende somente medicamento está fadada a sair do mercado. Hoje a leitura das grandes redes se fala em 60% de venda de medicamentos e 40% do não medicamento e esse é o segredo de se manter no mercado, pois vender só medicamento não traz a rentabilidade para se fechar as contas, então esse mix de produtos é o que gera essa margem para que se trabalhe com competitividade”, observou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

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