Acorda Cidade
Tomou posse no último sábado (20) o novo arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz. A celebração foi realizada na Catedral de Nossa Senhora das Neves, localizada no Centro Histórico de João Pessoa.
Natural de Biritinga (BA), Dom Delson iniciou a vida religiosa em Feira de Santana, onde foi ordenado sacerdote no em 1980 e em 2006, recebeu sua ordenação episcopal. Tendo passado pelas dioceses de Caicó, no Rio Grande do Norte, e Campina Grande, na Paraíba, ele assume a única arquidiocese da Paraíba, composta por 100 paróquias e quase 1 milhão e meio de habitantes.
Sobre a nova missão, disse estar tranquilo e confiante de que nunca lhe faltará a graça de Deus e a assistência do Espírito Santo. Em expressão de carinho, responsabilidade e amor à missão exclamou, durante o sermão, "agora sou vosso bispo!" e foi bastante aplaudido pelos presentes.
Três momentos celebrativos
Na sexta-feira (19), Dom Delson participou de um ato na praça do Bispo que contou com a presença de diversas autoridades civis e militares. Esse foi o primeiro contato do arcebispo com as autoridades de João Pessoa.
No sábado pela manhã, a missa de posse foi uma celebração reservada para os sacerdotes, outros bispos, diáconos, vida religiosa consagrada e novas comunidades. Nesta celebração, leu-se a bula de posse do novo arcebispo.
No mesmo dia, à tarde, houve celebração da Santa Missa, momento em que todos puderam sentir, segundo frei Mário Sérgio – pároco da Igreja Santo Antônio, em Feira de Santana – que estava presente, a força daquela arquidiocese. “A multidão superlotou o ginásio de esportes, O Ronaldão. Foi o primeiro contato do arcebispo com seu povo. Que momento lindo e emocionante. O povo vibrava com a chegada do seu novo pastor”, frisou em relato ao Acorda Cidade.
Ao se pronunciar, Dom Delson reafirmou seu amor pela Bahia, por Biritinga, sua terra natal, e por Feira de Santana, onde viveu por décadas. Também pediu oração de todos pela nova missão.
Moradia
Dom Delson residirá no Seminário Arquidiocesano da Paraíba e no dia 29 de junho irá receber a insígnia arquiepiscopal, pálio, das mãos do papa Francisco, em Roma.
Com informações de frei Mário Sérgio, pároco da Igreja Santo Antônio