Andrea Trindade
Cerca de 150 pessoas praticamente dormiram em uma fila em frente á Escola Estadual Georina Soares Nascimento no conjunto Feira VII, em Feira de Santana, para garantir a matrícula de seus filhos na instituição. O mesmo aconteceu na Escola Estadual Gamaliel, no bairro Parque Panorama, e no colégio Polivalente, na Avenida João Durval Carneiro.
A matrícula na rede estadual de ensino começa nesta quarta-feira (20) e pode ser realizada até o dia 27 de janeiro, das 8h às 20h, em qualquer escola da rede. Para a matrícula é preciso apresentar o original do histórico escolar, original e cópia da Certidão de Nascimento ou RG, CPF e comprovante de residência.
Os estudantes da rede estadual de ensino e os oriundos das redes municipais de mais 30 cidades da Bahia, inclusive Feira de Santana, também podem fazer a matrícula pela internet, por meio do Sistema de Matrícula Online, da Secretaria da Educação do Estado. Basta acessar o Portal da Educação. (Mais informações aqui)
Com suco de caju, cafezinho, esteira, lençol e WhatsApp para passar o tempo muitos pais formaram a fila desde as 8h da manhã de ontem (19). Eles temem não conseguir matricular os filhos na Escola Estadual Georina Soares Nascimento e para garantirem a vaga optaram por ir pessoalmente mesmo tendo a opção de realizar o cadastro pela internet. O pai de aluno, Gerônimo Soledade, disse que chegou por volta das 10h de ontem e reclamou de pessoas que guardaram o lugar com cadeiras ou esteiras e saíram para voltar depois.
“Que devem ter prioridade é quem dormiu na fila e não quem guarda lugar. Não fizemos a matrícula pela internet porque pela internet as vagas nas instituições são por etapa, se acabam as vagas aqui o sistema nos joga para outra escola e queremos matricular nossos filhos aqui, por isso viemos pessoalmente”, disse.
Andrea de Jesus chegou às 4h da manhã de hoje e disse que desde às 8h de ontem deixou a sobrinha reservando seu lugar. Uma das primeiras da fila, ela deseja realizar uma transferência para a escola do bairro. Ivonilda Maria dos Santos, chegou às 8h da manhã. Como tem uma filha de um ano, deixou o lugar sob os cuidados do sobrinho e retornou mais tarde com o bebê nos braços. Na fila, além de crianças, há também idosos.
Fotos: Paulo José/Acorda Cidade
Veja abaixo o calendário de matrícula 2016
20/01 – Transferência de estudantes da rede estadual: para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2015, ao qual se aplique uma das seguintes situações:
– a escola não oferece a série subsequente
– não renovou sua matricula
– mudança de domicilio
21 e 22/01/2016 – Matrícula de concluintes das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental: para os estudantes regularmente matriculados na Rede Pública Municipal de Ensino do Estado da Bahia, no ano letivo de 2015, cujas escolas não oferecem a série subsequente.
Matrícula Nova – Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer série para o Ensino Fundamental e Médio, atendendo, sobretudo, às diversas modalidades de oferta (cursos técnicos de nível médio, cursos de qualificação integrados à Educação de Jovens e Adultos – nível fundamental).
25/01 – Ensino Fundamental.
26 e 27/01 – Ensino Médio e Educação Profissional
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade, e da Secretaria de Educação.
Nota de esclarecimento
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que os pais e responsável não precisam pegar fila para matricular seus filhos. A Secretaria assegura a vaga para todos os estudantes que desejarem se matricular na rede pública estadual.
A Secretaria esclarece que os pais ou responsáveis poderão fazer as matrículas em qualquer unidade escolar da rede estadual, independente de ser o colégio que o aluno irá estudar. A matrícula também pode ser feita pela internet. Basta acessar o Portal da Educação:
http://www.educacao.ba.gov.br/matricula2016.
Para fazer a matrícula pela internet, o estudante deve acessar o Portal da Educação e digitar o código de acesso fornecido no documento de orientação para a matrícula entregue na escola que estudou em 2015.
Assessoria de Comunicação
Secretaria da Educação do Estado da Bahia