Educação

Faculdades de Feira de Santana divulgam posição em Ranking Universitário da Folha

Realizado desde 2012, o Ranking da Folha avalia anualmente o ensino superior do Brasil.

Acorda Cidade

Instituições de Feira de Santana tiveram bons desemprenho no Ranking Universitário Folha, 2015 (RUF), divulgado na última segunda-feira (14) pelo Jornal Folha de São Paulo. O ranking avalia os cursos de graduação de universidades e faculdades públicas e particulares de todo o Brasil.

Conforme já noticiado pelo Acorda Cidade, a Universidade Estadual de Feira de Santana, primeiro lugar na cidade, e ocupa a 60ª posição no ranking geral, isto é, no país inteiro. Entre as instituições de Feira de Santana, destacam-se também a Unifacs, que no ranking nacional, ocupa a 103ª posição, e a 2ª na cidade, na média geral.

Leia também: Uefs ocupa a 60ª posição no ranking universitário da Folha de São Paulo 

Cursos

A Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) e Faculdade Nobre (Fan) ocupam as primeiras posições na cidade, em alguns cursos. De acordo com o RUF, o curso de Publicidade e Propaganda da UNEF está em 1º lugar na Bahia, e o curso de Administração em 2º no estado e 1º da região de Feira de Santana. Já o curso de Jornalismo é também o 1º lugar no estado, entre todas as faculdades privadas, segundo levantamento feito pela própria instituição.

No âmbito estadual, os cursos de Biomedicina, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica FAN são os 1º em qualidade de ensino, entre todas as faculdades particulares de Feira de Santana.

Este ano, o RUF avaliou mais de 80 cursos instalados em todo o estado, inclusive as universidades federais e estaduais e cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no país. Em cada classificação são considerados os cursos oferecidos por universidades, centros universitários e faculdades.

A Faculdade Unirb teve como destaque o curso de Pedagogia, que na classificação do ranking ocupa o 1º lugar, entre as faculdades particulares de Feira de Santana. Os cursos de Ciências Contábeis e Administração também obtiverem êxito entre as instituições da cidade, classificados nos 2º e 3º lugares, respectivamente.

Em 2014, o curso de Pedagogia foi reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) com conceito 4, numa escala de 1 a 5, avaliação que indica um bom desempenho do curso. Já em 2015, o curso de Administração recebeu a renovação de reconhecimento com nota 4.

Realizado desde 2012, o Ranking da Folha avalia anualmente o ensino superior do Brasil. A qualidade de ensino, o quadro de corpo docente com mestres e doutores, conceitos do MEC, nota do Enade, além de publicações em periódicos científicos são critérios avaliativos utilizados pelo RUF.