Daniela Cardoso e Ney Silva
A Rua 13 de Maio, conhecida como Beco da Energia, transversal entre a Marechal Deodoro e o Beco do Mocó no centro da cidade de Feira de Santana, está sendo revitalizada. Uma ação conjunta de grafiteiros e artistas plásticos pretende transformar a rua em um espaço cultural.
Várias obras de arte estão sendo feitas nas paredes do Beco da Energia expressando a cultura nordestina. O local é frequentado por profissionais do sexo há várias décadas e é passagem obrigatória do Bando Anunciador (manifestação cultural de Feira de Santana). Um dos idealizadores do projeto é o Tatuador e Grafiteiro Marcio Punk. Ele explica o que vem sendo feito para aplicar essa arte.
“A ideia surgiu de repente. Eu trabalho na Marechal Deodoro e sempre passo pelo Beco da Energia, que é histórico, por onde passa o Bando Anunciador e tem a Lavagem do Beco, que anuncia a Micareta de Feira, que é a maior do Brasil. Tive a ideia e conversei com o grafiteiro ‘Cabeça’ e nos unimos com outros artistas da cidade para revitalizar o beco. A ideia não é só fazer arte visual, mas limpar o beco, colocar coletor de lixo, criar uma lata só para camisinha, que vai ser rosa e grafitada. A intenção é transformar esse beco em um salão de arte visual, onde todos possam vir, tirar fotos e passear com segurança”, afirmou.
Moradora do Beco da Energia, Alice Santos disse que a ideia de aplicar arte no local é interessante. “Vai dar mais movimento e o local está muito mais bonito, deu mais vida ao beco. O movimento só tem a melhorar”, afirmou.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade