Feira de Santana

Ativistas culturais cobram aprovação do Plano Municipal de Cultura ao prefeito

Segundo radialista, o plano define uma série de metas e diretrizes para o dia a dia da cultura em Feira de Santana

Laiane Cruz

Ativistas culturais de Feira de Santana criaram um fórum permanente nas redes sociais para pressionar a prefeitura do município a encaminhar o quanto antes, para a Câmara de Vereadores, o Plano Municipal de Cultura, elaborado desde novembro de 2014, mas que até o momento não passou pela apreciação da Casa.

De acordo com o radialista Elsimar Pondé, que faz parte do fórum permanente, a etapa de consulta pública no site da prefeitura já foi realizada, mas apesar disso o documento ainda está no gabinete do prefeito, e até o momento nenhum tipo de posicionamento foi dado ao conselho, que junto com o poder público, elaborou o documento durante todo o ano de 2014. “Nós queremos saber como a situação se encontra, pedindo ao prefeito que desengavete o plano e envie para a Câmara de Vereadores”, afirmou.

Segundo ele, o plano define uma série de metas e diretrizes para o dia a dia da cultura em Feira de Santana, a exemplo de atividades culturais e políticas de editais, algo que só pode funcionar com planejamento e gestão. “Por exemplo, como é que se dá o processo de contratação de artistas durante a micareta de feira? Além disso, infelizmente a Secretaria de Cultura está funcionando mais como uma produtora de eventos. E políticas públicas para fomentar, para valorizar e difundir as atividades artísticas na cidade não é uma realidade em Feira”, opinou.

Ainda de acordo com o radialista, a campanha lançada há uma semana já conquistou a adesão de vários membros da comunidade artística e pessoas que acompanham o dia a dia dos eventos. “Sem o plano, a inserção de Feira de Santana na política cultural que já está consolidada no estado fica comprometida, bem como a obtenção de recursos para financiar ações culturais.”

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Rafael Cordeiro, afirmou que o Plano Municipal de Cultura não está engavetado e garante que ele vai ser enviado a Câmara de Vereadores para apreciação e aprovação. Ele afirma que não há demora.

“O Plano Municipal é um plano do governo, que está primando por políticas públicas de curto, médio e longo prazo. Ele está sendo levado a sério e no momento oportuno e adequado será encaminhado à Câmara de Vereadores para ser analisado, porque é importante lembrar que esse plano valerá para os próximos dez anos”, informou o secretário.

Ele credita ainda a espera pelo encaminhamento às mudanças ocorridas na Secretaria. “Não há demora, o que há é que no dia 21 de janeiro se mudou a gestão da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, e semana passada se mudou a direção da Fundação Egberto Costa, que está vinculada à Secretaria. Então esse plano está passando por esse momento de avaliação, está passando também por momentos de readequação. O plano já está no gabinete do prefeito e irá dar os seus trâmites legais assim que for possível”, garantiu. 

As informações são do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários