Acorda Cidade
Juan Diego De Los Rios, de 23 anos, natural da cidade de Medellín, na Colômbia, veio ao Brasil para assistir a Copa do Mundo em Salvador, e tinha intenção de ficar no Brasil para conseguir trabalho, mas dois meses depois da Copa, o colombiano está pedindo ajuda em Feira de Santana para retornar ao seu país de origem.
Juan alega que não consegue emprego em Feira, por não ter carteira de trabalho e por isso pretende voltar para a Colômbia, mas precisa de ajuda para isso. Ele juntou dinheiro para vir para o Brasil e chegou aqui de ônibus e pegando carona nas estradas. Há algum tempo, ele vem passando por necessidades, e tem vivido através de ajuda de desconhecidos.
Ele conta que veio para o Brasil acompanhado da namorada e com pouco de dinheiro e que não chegou a assistir a nenhum dos jogos da Copa. A namorada, segundo contou, voltou para a Colômbia, pois a família dela mandou o dinheiro.
Daniela da Silva Uchoa, moradora do bairro Rua Nova, se comoveu com o caso do colombiano e tentou procurar ajuda através do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), que a orientou a procurar o posto da Polícia Federal, em Feira de Santana. Lá, de acordo com ela, afirmaram que nada podem fazer pelo estrangeiro.
"Ainda no CRAS, eles conseguiram entrar em contato com a embaixada do país de Juan, que negou ajuda e um funcionário informou que ele deveria retornar com seus próprios esforços”, contou.