Feira de Santana

Vans de Maria Quitéria devem renovar autorização para continuar circulando

Seis dos vinte e cinco veículos do sistema de transporte alternativo do Distrito de Maria Quitéria foram retirados de circulação.

Laiane Cruz

Uma moradora do Distrito de Maria Quitéria, Ellen Santos, reclamou, em entrevista ao Acorda Cidade, da retirada de seis vans do sistema de transporte alternativo que alimenta os povoados do distrito, a exemplo de Calango, Malhada Grande, Caatinga, Formiga, dentre outras

Segundo Ellen Santos, 25 motoristas da Associação Comunitária de Transportes de Passageiros da Vila Feliz, no distritoforam autorizados a circular pela prefeitura por meio de um ofício, mas agora seis destes veículos foram retirados de circulação, e os demais estão na mira da fiscalização.

“Esses veículos prestam serviços a essas comunidades, levando pessoas doentes para os hospitais, pois não tem ônibus suficiente para todos os moradores. Os pontos estão todos lotados e nós queremos saber por que o prefeito não deixa essas pessoas rodarem”, questionou Ellen Santos.

Irregularidades

O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Ebenézer Tuy, explicou que o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que veículos que recebem uma autorização precária, ou seja, com prazo definido para terminar, devem retornar à secretaria a fim de renovar o ofício, o que não foi feito pelos motoristas das vans retiradas de circulação.


“Tem casos de veículos que estão circulando com esta autorização vencida mais de um ano. Além disso, para que esses motoristas continuem, eles devem trazer os veículos à secretaria para que haja uma vistoria e se verifique as condições daquele veículo”, informou o secretário

O secretário deu, ainda, o exemplo de uma van, que foi flagrada pelos fiscais da secretaria, sendo conduzida por um adolescente. “Se alguma coisa acontece com este veículo quem assume a responsabilidade?”, questionou Tuy

Entendimento
o presidente da Associação, Edmilson Borges dos Santos, afirma que as autorizações começaram a vencer em Janeiro deste ano e que os motoristas foram à SMTT para realizar a renovação, mas o secretário interino, na época, não estava informado sobre a situação e pediu para eles aguardarem o novo secretário tomar posse.

“Nós ficamos aguardando, mas para nossa surpresa, agora, ele começou a recolher os carros para o pátio da secretaria, e infelizmente quem sofre é a população. O que falta é um entendimento”, afirmou.

Edmilson nega, ainda, que menores estejam dirigindo os veículos que atendem às comunidades, uma vez que, segundo ele, a própria associação realiza vistorias. Além disso, a vistoria oficial ainda não foi feita por falta de autorização da secretaria. “Não tem funcionários para fazer isto, e os que estão dizem que a ordem é cancelar, parar de rodar”, disse.
 
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários