Acorda Cidade
A Defesa Civil de Feira de Santana e o 2º Grupamento de Bombeiro Militar local estão programando uma ação conjunta no morro de São José, em Maria Quitéria, com o objetivo de conscientizar os visitantes sobre preservação ambiental, bem como fazer uma grande limpeza no local. Os primeiros contatos já foram mantidos entre as instituições.
A Prefeitura de Feira de Santana vai construir uma rampa para a prática de voo livre – parapente e asa delta – no morro, cuja altitude passa de 200 metros do nível do mar e é considerado local adequado para a prática do esporte.
O problema, diz o coordenador da Defesa Civil, Jorge Prudente, é que as pessoas estão acendendo fogueiras no morro, de vários tamanhos e em locais onde o fogo, a depender do vento, pode ser espalhar rápida e descontroladamente.
No local ainda existem "manchas" da Mata Atlântica. “O prejuízo, em caso de incêndio, poderá ser muito grande”, afirma Jorge Prudente. Além da distância e a dificuldade de acesso, a vegetação, que neste período está seca, aumenta o potencial de risco de sinistro.
Outro problema é a grande quantidade de lixo que ao longo dos anos vem sendo descartada pelos visitantes e acumulada ao meio da vegetação. São, principalmente, garrafas PET, de todos os tamanhos, e plástico usado em embalagens, objetos altamente inflamáveis.
Para o coordenador, as pessoas devem ter cuidado desde a subida ao morro, cujas trilhas não apresentam a segurança ideal, bem como durante o período no qual permanecerem lá. As informações são da Secom.