UmavisitaàFundação de ApoioaoMenor de Feira de Santana (Famfs) foirealizada, nestasegunda-feira (18), pelodeputadoestadual e líder do governo, ZéNeto (PT), e peloreitordaUniversidade Federal do Recôncavoda Bahia (UFRB), Paulo Gabriel Nacif. O reitorconheceu a áreadaFazenda do Menor, instalada no bairroAviário, ondeanalisou a possibilidade de participar do arranjo, juntoaoGoverno do Estado, que visa recuperar a funcionalidadedaFundação e também a possibilidade de partedaáreadaFamfsservirparainstalação do novo campus daUFRB.
Paulo Gabriel afirmouquenãotemumarespostadefinitivasobre a instalação do campus daUFRB em umaáreadaFamfs. Eledissequedeveráteressarespostadaquihá, em média, trêssemanas. “Se essaáreapuderservizinha a instituiçãoserábom, poisfortalecerá o projeto. Masaindaestamosfazendoumavisitainicial, ondetécnicosdesenvolverão um relatório e apresentarãosoluções. EssasconclusõesserãoencaminhadasaoMEC (MinistériodaEducação) quedará a palavra final”, afirmou. Paulo Gabriel disseaindaque, após a escolhadefinitiva do terreno, a construçãodevedurar um ano.
Áreaprovisória
O reitor do UFRBdissequeestá com doisprédios, já em negociação, para a instalaçãoprovisória do Campus. Eleassegurouque as aulasdainstituição em Feira de Santana começarão no final de outubro, no início do segundosemestreletivo de 2013, e informouqueapós a apresentação do relatório, seráinformado o local.
O deputadoEstadualZéNeto, avaliou a visitacomoprodutiva e afirmouqueaté o fim do mêsesperajáterumadefinição. Segundo o deputado, caso o campus sejaconstruído em umaáreadaFamfs, játerátoda a insfraestruturanecessáriapara o funcionamentoadequado. “Se o campus não for construído no centrodacidade, nósiremosterquefazerasfalto, saneamento, vamosterquetrabalharjunto a Coelbapara o fornecimento de energia e junto a Embasapara o fornecimento de água”, explicou.
De acordo com o reitordaUFRB, a áreapara a instalação do campus, segundoestudos do MEC, temqueter no mínimo 60 hectares, masconsiderando as dificuldades de localizar a área em Feira de Santana, estásendoconsiderada a possibilidade de ter um terrenoacima de 35. Inicialmente a áreaestimadaseria de 80 hectares, casosejaescolhida a Famfsdiminuiráparacerca de 50.
Cursos
O reitor Paulo Gabriel informouqueinicialmente, o campus daUFRB em Feira de Santana, iráofertarbachareladointerdisciplinar em Ciência e Tecnologia em, pelomenos, cincoterminalidades de Engenharia – de Produção, Química, Energia, Computação e Mecânica. “Tambémestamosdiscutindo o curso de Arquitetura e Urbanismo e jáestáaprovado o curso de licenciatura em Educação do Campo, quedeveatender a todosemi-áridoda Bahia. Posteriormente, serádisponibilizado o curso de Economia”, afirmou.
DívidastrabalhistasdaFamfs
DílsonBarbosa, advogadodaFamfs, tambémacompanhou a visita. Eleafirmouque a dívida, de aproximadamente 1 milhão de reais, éresultado de cerca de 80 causastrabalhistas. Dilsonafirmouque se Fafmsconseguirpagaressedébito, o problemaestará 90% resolvido. “Esse valor está em execução. Uma boa partejá com bens penhorados, inclusive haverá bens em leilãoaindaessasemana”, afirmou.
O advogado defendeu que uma contrapartida deveria ser aberta para que a UFRB pudesse liquidar os débitos trabalhistas. Ele afirmou que as autoridades devem ter sensibilidade e não ficar paradas.
“A Famfs tem mais de 100 milhões em investimentos e está com o problema de 1 milhão de reais, ou seja 1% do patrimônio que está aqui envolvido. Só que a Famfs construiu tudo isso em terreno do Estado e não pode tomar um empréstimo no banco, pois a escritura está em nome do governo”, explicou.
Além do reitor da UFRB, do deputado Zé Neto e do advogado Dílson Barbosa, várias outras autoridades acompanharam a visita. Eles percorreram as áreas das fábricas de piso sintético, de bolsas e de costura.
As informações e fotos são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você está ciente dessa funcionalidade.
Termos de Uso
e
Política de privacidade