Apagão na Europa

Turistas de Feira de Santana vivem caos na Espanha após apagão

Além da Espanha, Portugal também foi atingido com o apagão.

Moradores de Feira de Santana
Foto: Arquivo Pessoal

Quatro casais feirenses que estão em viagem pela Europa há 15 dias, viveram momentos de tensão na cidade de Sevilha, na Espanha, após serem surpreendidos por um apagão que afetou a eletricidade, a internet e o fornecimento de gás nesta segunda-feira (28).

O grupo é formado por Sandro Santana e Rai Santana, Val e Kakau, Lovely Kouros com Lívia e Rosana, além de Roque Cruz e Roberta Costa.

Moradores de Feira de Santana
Foto: Arquivo Pessoal

Em relato enviado ao Acorda Cidade, Sandro Santana contou que tudo aconteceu de maneira rápida e inesperada.

“Estávamos em um restaurante e, de repente, pararam de aceitar cartões de crédito. Não havia pratos quentes, a internet caiu, e o restaurante começou a se esvaziar. As ruas ficaram cheias de carros, muita buzina e um verdadeiro caos”, descreveu.

Apesar do susto, após algumas horas os serviços começaram a ser restabelecidos. No entanto, o dia foi praticamente perdido, tomado pela apreensão e incerteza. Agora, os casais seguem viagem com a expectativa de dias mais tranquilos pela Europa.

De acordo com o portal g1, às 12h30 do horário de Brasília, cinco horas após o apagão, a operadora da rede elétrica espanhola informou que o fornecimento de energia havia sido regularizado “em áreas da Catalunha, Aragão, País Basco, Galícia, Astúrias, Navarra, Castela e Leão, Extremadura e Andaluzia”.

Além da Espanha, Portugal também foi atingido com o apagão.

A operadora da rede elétrica de Portugal, a REN, diz que o apagão foi resultado de uma falha na rede espanhola relacionada a um fenômeno atmosférico raro. A empresa prevê que a normalização da rede possa levar até uma semana.

Já o primeiro-ministro de Portugal, Luis Montenegro, disse que a expectativa é que a energia seja restabelecida no país dentro das “próximas horas”. Ainda segundo o político, não há indicação de que a falha tenha sido causada por um ataque cibernético.

A falta de luz começou por volta das 12h do horário local – 7h de Brasília.

A empresa ferroviária nacional da Espanha, Renfe, informou que todos os serviços continuam suspensos. As linhas do metrô da capital Madri também permanecem fechadas.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.