Desde o atentado sofrido no último sábado, 13 de julho, o ex-presidente dos Estados Unidos e candidato às eleições presidenciais, Donald Trump, tem registrado um crescimento vertiginoso nas mídias sociais.
📲 NOTÍCIAS: siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp
Segundo levantamento realizado pela consultoria de inteligência de dados e insights Vert.se, em parceria com a Zeeng, ferramenta de análise de dados, entre sábado e o meio-dia de hoje, Trump conquistou quase 678.8 mil novos seguidores no Instagram. Em contraste, Joe Biden, seu principal adversário, registrou um aumento de apenas 5.691 seguidores no mesmo período.
Nas demais mídias sociais analisadas, Trump também apresentou um crescimento acima da média, com 147.271 novos fãs no Facebook e 30 mil novos inscritos no YouTube, enquanto Biden aumentou sua base em 2.883 no Facebook e 3 mil no YouTube.
“O crescimento de novos seguidores não indica um aumento de votos para um candidato, mas representa um número de pessoas que passa a consumir o conteúdo deste presidenciável e, ao acompanhá-lo nesses canais, pode sim definir seu voto”, afirma Carol Zaine, CEO da Vert.se, que há 13 anos monitora movimentos políticos nas mídias sociais.
Crescimento nas redes após o primeiro debate
Comparado a Trump, Biden tem enfrentado dificuldades em aumentar sua base de fãs e seguidores nas mídias sociais. Após o primeiro debate presidencial, realizado no último dia 27 de junho, Biden registrou uma queda de 10.6 mil seguidores no Instagram entre a data do debate e o dia 4 de Julho, enquanto Trump ganhou 157.8 mil novos seguidores no mesmo período.
No Facebook, Biden cresceu 2.629 fãs e conquistou 5 mil novos inscritos no YouTube. Em contraste, Trump aumentou sua base em 4.547 fãs no Facebook e 10 mil novos inscritos no YouTube, no mesmo período.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram