Fé e Tradição

Dia dos Arcanjos: saiba quem foi Gabriel, Miguel e Rafael

Em homenagem aos arcanjos, uma quaresma é iniciada no dia 15 de agosto, denominada como Quaresma de São Miguel.

Arcanjos
Foto: Reprodução/Canção Nova

Nesta sexta-feira, 29 de setembro, é celebrado o dia dos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, seres divinos que representam a alta hierarquia dos anjos chefes.

Os arcanjos têm como principal missão, servirem como mensageiros de Deus, além de possuírem o dever de proteger os seres humanos.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com o padre Elielson Carmo, vigário da Paróquia Nossa Senhor do Bom Conselho, do município de Serra Preta, que explicou o significado do termo anjo e quem foram os três arcanjos.

Pe. Elielson Carmo
Foto: Divulgação

“Anjo significa enviado, anjo significa mensageiro e nós podemos então traduzir a palavra anjo, que vem do grego, como um missionário de Deus, então sabemos por ensinamento de São Tomás de Aquino, também conhecido como Doutor Angélico, que os anjos se dividem em três hierarquias, cada uma composta por nove coros, os arcanjos são aqueles então, a quem Deus confia missões extraordinárias da fé e revelações de realidades acima da compreensão humana. O nome Miguel, significa quem como Deus, o nome Rafael, significa Deus cura e Gabriel significa força de Deus”, explicou.

Segundo o padre Elielson, os arcanjos receberam missões extraordinárias de Deus, como por exemplo, cuidar dos seres humanos.

“Os anjos e arcanjos, são estes que recebem de fato estas missões extraordinárias da mão de Deus, para o cuidado do ser humano. Então para nossa tradição católica, São Miguel é daquele que o povo que tem a Deus, São Miguel é daquele que o povo que busca a Deus, temente a Deus, então Deus conferiu a São Miguel algumas missões importantes, auxiliar as almas na condução para o céu, defender a igreja e o povo de Deus contra os ataques do demônio, resgatar as almas dos fiéis do poder do demônio, especialmente na hora da morte”, disse.

Em homenagem aos arcanjos, uma quaresma é iniciada no dia 15 de agosto, denominada como Quaresma de São Miguel.

“A quaresma de São Miguel é composta durante esses 40 dias de orações próprias, uma ladainha que é feita em honra a São Miguel, assim como todos os outros momentos de oração. Lembrando que os 40 dias, começa no dia 15 de agosto com a Assunção de Nossa Senhora e termina no dia 29 de setembro, quando então a gente chega neste dia, todos são convidados a participar da Santa Missa. No dia 29 de setembro, é recomendado que quem puder se confessar, busque a confissão para receber Jesus Cristo eucarístico, com a alma em paz e tranquila, lembrando sempre que Jesus é o Senhor da nossa vida, e o Senhor da nossa fé, e deste modo, esta devoção ajuda muito no nosso caminhar de cristão, de discípulos de Jesus, lembrando que a nossa vida é uma constante peregrinação para o céu, e que Deus designa a este ser celestial, para nos ajudar neste caminho, e esta devoção nada mais nada menos, é do que ajudar para crescer espiritualmente e alcançar o céu e alcançar o caminho de Deus e as coisas de Deus”, concluiu.

Ainda nesta sexta-feira às 19h, será celebrada uma missa na Paróquia Santo Antônio dos Frades Capuchinhos, encerrando a Festa dos Santos Arcanjos.

Festa dos Arcanjos
Foto: Divulgação

A celebração contará com a presença do Pe. Udilon, Pe. Anderson, Pe. Augusto, Pe. Elielson, Pe. Ícaro, Pe. Lucas e Frei Liomar.

Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários