Acorda Cidade
Quando prometeu 10% de desconto nos livros por cada gol tomado pela seleção brasileira, a editora independente Lote 42 não esperava ter de dar um desconto tão grande. "Não imaginávamos que ia ser desta proporção a promoção", diz João Varella, um dos sócios da editora.
A loja virtual da Lote 42 saiu do ar logo após o fim do jogo entre Brasil e Alemanha e ainda não tinha voltado uma hora depois. Muitos clientes reclamavam no Facebook da empresa, mas alguns diziam estar conseguindo acessar a página – o G1 não conseguiu até as 20h.
Por volta das 20h, a empresa anunciou que reativou um site antigo, em que há seis livros com desconto. Cerca de 20 minutos depois, alguns títulos estavam esgotados e a empresa avisava no Facebook que a página também estava congestionada.
A promoção deveria durar 24 horas a partir do apito final na partida, segundo anunciado. "Já está tudo com desconto, mas o site da loja caiu completamente", diz João, que atribui o problema ao servidor da empresa, com que ele disse que estar entrando em contato.
Mesmo com o site fora do ar, cerca de 10 minutos depois do fim do jogo 92 clientes já tinham feito pedidos, segundo ele.
Publicidade e prejuízo
Apesar do ganho em publicidade, o sócio diz que o faturamento com a promoção deve empatar com os custos e, em alguns casos, gerar algum prejuízo. "Que bom que muita gente está conhecendo nosso nome, nossa editora. Por um lado a gente perde, por outro ganha, mas no meio do furacão é difícil fazer as contas", diz.
A Lote 42 é uma editora independente criada em dezembro de 2012 e começou editando livros de conteúdo muito popular na internet. O último dos seis lançamentos é uma coletânea de músicas. As informações são do G1.