O sábado (20), de Micareta não registrou nenhum crime grave envolvendo lesões corporais ou crimes contra a vida. A avaliação é foi feita pelas forças de segurança e os órgãos envolvidos na organização da festa. A reunião de avaliação sobre as ações foi realizada na manhã deste domingo (21), no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAM) e contou também com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner.
Ele destacou que os resultados são fruto da integração de todos os órgãos, do trabalho operacional, uso da tecnologia, trabalho de inteligência e o manejo do policiamento a partir das manchas criminais.
“Houve a diminuição nos crimes e lesões corporais, furtos e nós estamos com melhores índices do que os do ano passado, mesmo com mais gente nas ruas”, afirmou.
Agressões envolvendo policiais
Outro ponto que o secretário enfatizou foi a dimunição de registros envolvendo agressões relacionadas à polícia. Ano passado houve algumas situações, onde a Polícia Militar foi bastante criticada e ele pontuou que o trabalho também foi realizado esse ano para evitar essas situações.
De acordo com ele, a polícia tem se aperfeiçoado, há as punitivas, além da capacitação nas áreas de direitos humanos e também de direitos das mulheres.
“Um trabalho continuado de renovação, reciclagem, com abusos apurados, evitando que haja impunidade a partir de eventuais abusos, apurações em casos de excessos. Confiando que a gente sabe que acontece em minoria e também cuidando da saúde do policial que é um ser humano como outro qualquer e passa por problemas. Realizamos ações junto aos servidores, buscando trazer melhores ambientes de acomodação do policial para que ele possa se sentir acolhido e preparado. Isso reflete no resultado de operação e na postura do policial”, ressaltou.
O comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), o coronel Antônio Lopes, também reforçou sobre os números positivos alcançados no terceiro dia de festa e frisou que as reuniões de avaliação são para pontuar estratégias e melhorá-las a cada dia.
“Temos algumas estratégias que não podemos divulgar e as pessoas que vão fazer algo podem modificar as formas de agir”, explicou.
O delegado Yves Correia, coordenador da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (1ª Coorpin), confirmou que não houve registros de crimes graves e que a polícia tem trabalhado dentro e fora do circuito para garantir a segurança.
“Estamos com reforço policial também em todas as áreas da cidade e temos uma avaliação vitoriosa, fruto de um ciclo operacional constante”, finalizou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram