As vagas para vendedores ambulantes trabalharem na Micareta de Feira de Santana 2025 foram abertas as 9h da manhã desta terça-feira (8) e se encerraram em menos de meia hora. De acordo com a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Márcia Ferreira, foram 360 espaços para o comércio informal no circuito da festa.
“A gente abriu o link às 9h e as 9h24 já acabaram as vagas, não tinha mais espaço disponível”, afirmou. Segundo ela, o sistema funcionou normalmente, o que ajudou na agilidade do processo.

“O sistema rodou em perfeita condição, não caiu e muita gente está alegre porque conseguiu. São 360 empreendedores que estão vendendo seus produtos, ganhando dinheiro, gerando renda para a cidade”, declarou.
Novas vagas
Segundo a secretária Márcia Ferreira, novas vagas podem surgir, caso algum inscrito não pague o DAM (Documento de Arrecadação Municipal), ou não faça o curso de capacitação para ter o alvará em mãos.
“Pode ser que alguém não pague o DAM, que alguém desista, e aí teremos uma repescagem. Além disso, as pessoas tem que fazer o curso de capacitação para ter o alvará em mãos”, frisou.
O valor do DAM, segundo a secretária, varia de acordo com o tipo e tamanho da barraca.
Curso de capacitação
Sobre o curso de capacitação, Márcia Ferreira disse que ele é obrigatório e quem tiver sem o alvará vai ter que sair do circuito da Micareta.
O curso vai ser no dia 23 de abril das 14h até as 16h30 no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Lá os ambulantes vão receber orientações do Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Polícia Militar, Ministério Público, Defesa Civil, entre outros órgãos.
“No alvará vai constar as proibições como vender bebida alcoólica ou dar de graça a menores de 18 anos, exploração de trabalho infantil, circulação com carrinhos, com garrafas de vidros, objetos perfurocortantes, entre outros”, informou.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canal no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram