Fundado em 1927, dez anos antes da primeira edição da Micareta de Feira de Santana, o Bloco Bacalhau na Vara nasceu em uma época em que havia carnaval na cidade, e grupos de amigos saiam de porta em porta convidando pessoas a participarem de uma festa à parte que acontecia após a festa carnavalesca, antes da Semana Santa.
Com o cancelamento do Carnaval de Feira, após uma chuva torrencial, nasceu a Micareta de Feira, em 1937, e o bloco prosseguiu em sua missão de levar alegria e diversão para toda a família no sábado da festa, chegando a arrastar cerca de 3 mil foliões no circuito Maneca Ferreira (Avenida Presidente Dutra).
Este ano, o Bacalhau na Vara completa 86 anos, e apesar de toda a tradição e simpatia de muitos amigos e colaboradores, o bloco não irá participar da Micareta 2023. Algo que foi revelado com muita tristeza pela coordenadora do bloco, Lícia Silva, filha do fundador Hugo Navarro.
“O Bacalhau na Vara foi fundado em 1927, portanto existe há 96 anos. Nasceu nas oficinas da Folha do Norte e nós ao longo de alguns anos tentamos manter essa tradição. A pandemia nos afastou das ruas por três anos e nós temos que pedir perdão aos foliões, mas não conseguimos fazer tudo que era necessário para colocar o bloco na rua”, afirmou.
Ela enfatizou a gratidão a todos que curtem a folia com o Bacalhau na Vara e àqueles que sempre colaboraram para que em todos os anos o bloco desfilasse na avenida.
“O bloco não existiria se não houvesse tanto bem querer das pessoas que curtem, pessoas de todas as idades, e isso é um fenômeno, porque desde os mais idosos até os bebezinhos de colo curtem o bloco, e fazem questão de vestir a camisa e estarem lá na Avenida”, revelou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram