Micareta da Paz

Trabalho integrado e espírito de paz dos foliões: Micareta de Feira 2024 é considerada como a festa mais segura dos últimos tempos

Os números relacionados à criminalidade foram reduzidos de forma significativa nos quatro dias de festa. Sem registros de crimes graves.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Presentes nesta segunda-feira (22), no circuito da Micareta de Feira 2024, representantes das forças de segurança avaliaram como positivos os resultados das ações realizadas na festa, que foi considerada como a mais segura dos últimos tempos. A Micareta ocorreu de 18 a 21 de abril, mas nesta manhã houve um evento de encerramento, o arrastão com o cantor Thiago Aquino e Convidados.

Apesar da grande quantidade de pessoas nas ruas, 275 mil só no terceiro da, os números de ocorrências relacionados à criminalidade foram reduzidos de forma significativa. Além disso, houve o sucesso no uso da ferramenta de reconhecimento facial e das ações que resultaram na apreensão de 373 objetos proibidos no circuito nos portais de abordagem. Esses e outros pontos marcaram a avaliação positiva da festa, como também a integração de todos os envolvidos e o fato de que os foliões que estavam na avenida saíram de suas casas com espírito de paz e alegria.

Na manhã desta segunda-feira (22), durante entrevista ao Acorda Cidade, o governador Jerônimo Rodrigues também abordou sobre o assunto e declarou que gostou do que viu nos dias em que esteve presente na festa e que, na avaliação dele, foi uma Micareta de tranquilidade e paz.

O coronel Antônio Lopes, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPR-L), também observou que não houve crime contra a vida durante uma semana em Feira de Santana e que isto é resultado do trabalho de integração, inteligência e também de investimentos do governo do estado.

“Quando a gente fala de integração, não é só das polícias, mas da sociedade na totalidade, a imprensa, todos os órgãos. Isso é um somatório também da parte de inteligência e investimento. O governo do estado nunca investiu tanto em segurança como está investindo agora e, aliado a isso, o compromisso dos policiais, que são os nossos heróis da vida real. Trouxemos reforço de fora. Colocamos mais de 60 viaturas, tirando as do dia dia, trabalhamos mais ou menos 100 viaturas por dia em quatro rodas e um quantitativo de policiais muito superior. Mais de cem por cento de aumento de efetivo na rua”, afirmou.

De acordo com o coronel, entre alguns pontos negativos elencados, está o isolamento de algumas áreas, com a colocação de barreiras. A ideia é que este trabalho melhore no próximo ano e a prefeitura e a Guarda Municipal auxiliem nesse processo.

“É um dever de todos e todos têm que participar dessa operação chamada Micareta”, acrescentou.

O delegado Yves Correia, coordenador da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (1ª Coorpin), novamente abordou sobre o trabalho integrado da Polícia Civil, Polícia Militar e todos os órgãos envolvidos e sobre as ações operacionais realizadas de forma constante e antes da festa que tiraram de circulação pessoas que poderiam causar algum tipo de ocorrência.

“Estamos focados para continuar esse trabalho integrado, operacional, com diversas outras programações e a dinâmica do crime não para. Estamos com muito foco e técnica. A tecnologia é um ponto-chave. O primeiro de tudo é a inteligência, depois a tecnologia e os heróis que são os colegas que se dedicam diariamente em buscar o nível de excelência de nossa segurança pública. Quero deixar o agradecimento aos colegas da PM, PC, todos os órgãos administrativos e gestão superior que colaboraram para que a gente tivesse resultados expressivos”, afirmou o coordenador ao Acorda Cidade.

Imagens de Drone Micareta de Feira 2024
Foto: Jonh Drones/Acorda Cidade

O delegado relatou que outro motivo de comemoração é o feedback da sociedade sobre o trabalho das instituições de segurança. Para ele, esta é a principal motivação para seguir o trabalho na mesma linha.

André Viana, diretor regional da Polícia Civil, confirmou todas as falas do coronel Antônio Lopes e do delegado Yves Correia e enfatizou o empenho dos policiais e a participação pacífica dos foliões.

“Vieram com o espírito de festejar. Foi a festa mais segura dos últimos anos. A nota é máxima, nota 10. Os pontos negativos serão analisados. Mas quero glorificar e parabenizar todo esse trabalho, esse sentimento de dever cumprido e agora já estamos pensando no São João”, encerrou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Governador Jerônimo Rodrigues avalia Micareta 2024 e destaca trabalho da segurança pública: “Gostei do que vi, tranquilidade e paz”

Inscrever-se
Notificar de
7 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários