Laiane Cruz
O objetivo é averiguar as condições de segurança destes veículos e pontuar estratégias de segurança. De acordo com o secretário de transportes, Ebenézer Tuy, é necessário que haja o controle da circulação do trânsito dentro e fora do circuito da festa, uma vez que atualmente em Feira de Santana existe uma frota de 2010 mil veículos.
A ação será coordenada pela Subcomissão de Vistoria Veicular, que conta com representantes da SMTT, Secretaria Municipal da Fazenda, Divisão de Vigilância Sanitária, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), 2º Grupamento de Bombeiro Militar, 3ª Circunscrição Regional de Trânsito, Polícia Rodoviária Federal e Departamento de Polícia Técnica.
“Será uma equipe de 30 pessoas para fiscalizar os equipamentos obrigatórios, as condições dos pneus e freios. Já o DETRAN irá entregar panfletos educativos e fiscalizar a documentação dos veículos e condutores. Além disso, contaremos com o apoio das polícias civil, rodoviária e, principalmente, a militar”, explicou o secretário.
Uma vez constatadas as condições de uso dos veículos, a SMTT colará um adesivo nos para-brisas. Assim, somente os que estiverem em situação regular poderão circular no circuito da festa. “Se algum veículo for pego no circuito, sem vistoria, será notificado e apreendido, por isso é necessário que todos os envolvidos compareçam com as devidas documentações”, informou Tuy.
Segundo ele, serão instalados alguns pontos de parada estratégicos em ruas como Comandante Almiro, João Durval e Adenil Falcão para que as pessoas, ao término da festa, possam se deslocar com segurança para suas residências.
“Também contaremos com as vans e motos do sistema alternativo que estejam e situação regular. A secretaria também divulgara, nos próximos dias, as portarias com os horários dos fechamentos dos portões”, disse.