Acorda Cidade
No primeiro dia oficial da Micareta de Feira de Santana 2017, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) registrou 142 atendimentos, sendo quinze suturas e sete transferências. Os números de atendimentos registram uma queda de até 30% – se comparado ao ano passado (2016) – quando foram registrados entre a noite de quarta e quinta-feira 204 entradas.
Por outro lado, as suturas foram de até 200% a mais do que em 2016 com o registro de apenas cinco procedimentos; no mesmo ritmo crescente o número de transferências em até 25% somente no primeiro dia, enquanto ano passado foram apenas quatro.
Para prestar assistência aos foliões durante os 4 dias de festa, a SMS possui estrutura toda equipada no Circuito Maneca Ferreira. A Unidade de Pronto Atendimento possui 14 leitos, 4 poltronas hospitalares, sala de reanimação e, ainda, departamentos que abrigam as equipes do Cerest, Vigilância Sanitária, DST/Aids, hepatite e sífilis com testes rápidos, e central de digitação.
A coordenadora geral da unidade, Marydalva Leão, informa que “toda a estrutura foi montada para atender a demanda de foliões e prestar atendimento eficaz".
"Aqui nós temos profissionais médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bucomaxilofacial, entre outros oferecendo todo suporte necessário, explica Leão.
Ao todo são oito ambulâncias prestando assistência à unidade e duas ambulâncias modelo semi UTI, quatro do Samu e outras duas convencionais que ficam distribuídas ao longo do circuito.