Falta menos de uma semana para começar a Micareta de Feira de Santana e as realezas da festa já estão prontas para desfilar e encantar os foliões. As majestades foram eleitas na última sexta-feira (5), no Teatro Margarida Ribeiro. O Rei Momo deste ano é Deivison Alves Santos, de 19 anos, o mais jovem na história da festa momesca.
Outros marcos foram importantes nesta edição da escolha das majestades. A princesa, Ariele Cerqueira, é a primeira mulher transexual a ganhar o concurso. Ela estará ao lado da rainha Lorena dos Santos Lima, Miss Feira 2023, e da segunda princesa Andressa Almeida de Jesus.
Ao portal Acorda Cidade, elas falaram sobre suas expectativas para a folia que se aproxima, além disso, revelaram alguns detalhes de suas trajetórias.
A Rainha
A dona da coroa é experiente nos pódios da vida. Do bairro 35º BI, Lorena foi Miss Universo de Feira de Santana no ano passado. Ela contou o quanto gosta de participar de concursos de beleza e como tem dividido a rotina entre essa responsabilidade e tantas outras.
“Está sendo bem corrido, mas consigo conciliar os estudos, o trabalho, com essa vida de rainha, maravilhosa. Consigo agendando meus horários, os dias da melhor forma. Eu trabalho de recepcionista pela manhã e à noite eu estudo”, informou.
Cursando o 9º semestre, do curso de Direito, a rainha, de 21 anos, também está nas redes sociais como digital influencer e modelo.
“Eu movimento minhas redes sociais porque eu trabalho como influenciadora, então tenho um nicho fitness, faço vídeos para o Instagram, tenho parcerias também com lojas, faço provadores”, revelou.
Contando com o apoio da família, amigos e do namorado para conseguir dar conta de tudo, Lorena vai abrilhantar a festa nos próximos dias. Nesta Micareta 2024, a rainha manda um recado de respeito entre os foliões, paz, amor e muita folia.
“Tenham respeito uns com os outros, tenham muito amor na avenida, deixem as crianças se divertirem e que a Micareta seja para todos”, finalizou.
A 1ª Princesa Trans da Micareta 2024
A primeira princesa é do bairro da Queimadinha. Experiente em concursos, Ariele Cerqueira, de 27 anos, ressaltou em entrevista ao Acorda Cidade, a importância de representar a diversidade da feminilidade e dos diferentes tipos de corpos.
“Ter conseguido essa conquista é para mostrar que todas nós, mulheres em plural, a gente se fala de mulheridade, a gente tem que falar em pluralidade. Então, a gente agrega todos os tipos de mulher. Então, eu estou me sentindo muito feliz e realizada em poder representar todas elas neste grande concurso”, declarou.
A conquista de Ariele chegando ao pódio das majestades representa um futuro mais bonito para as mulheres trans da cidade que podem se inspirar na sua história e de toda a sociedade feirense que reconhece o lugar de protagonismo dessas mulheres.
“Eu não imaginaria que seria selecionada, pela questão do preconceito e tudo mais. Mas eu fui confiante de querer ocupar e trazer representatividade para toda a classe. Ser a primeira princesa trans, isso me faz sentir grata, realizada, reafirmando o meu lugar de espaço, que é meu de direito, e dizendo para todas as meninas que se a gente quer, a gente pode, a gente consegue. Que os nossos sonhos, a gente acaba limitando. Então, se a gente perseverar, a gente consegue alcançar lugares mais altos”, afirmou.
Além disso, a princesa revelou que o seu processo de transição foi algo gradual, estudado e muito apoiado pelas pessoas que fazem parte de sua vida.
“Eu precisei estudar bastante, ler bastante para poder pontuar certas coisas que estavam acontecendo no meu processo, para eu poder de fato me entender como um indivíduo na sociedade e me identificar como uma mulher transexual. Então, foi um processo muito tranquilo, gradativamente, tanto para mim quanto para os meus familiares”, abordou.
Com uma experiência no mundo das passarelas, Ariele já foi Rainha LGBT da Micareta 2018, Miss Dias D’ávila 2017, Miss Simpatia 2019, caminhada essa que ela faz com orgulho ao lado de sua família e de seus amigos que sempre a apoiam.
“Trago comigo uma bagagem relacionada a concursos e à passarela. Nunca trabalhei na área de modelo, mas sempre fui instruída por profissionais da área. A minha base é minha mãe e meus irmãos. Eles ficaram muito felizes quando souberam da notícia. Muito gratos, também, de todo o processo que está acontecendo. Alguns amigos também que eu considero como se fossem irmãos de sangue”, acrescentou.
A 2ª Princesa
A segunda princesa não tem experiência nas passarelas, mas alimentou esse sonho de se tornar majestade desde o final do ano passado. Do bairro Santa Mônica, Andressa Almeida, de 23 anos, vai apresentar toda a sua beleza nos circuitos da festa.
“O sonho de ser princesa da Micareta surgiu no finalzinho do ano passado. Veio o Carnaval e eu fiquei com muita vontade de me inscrever nesse concurso. Foi a primeira vez que participei de algum concurso na vida”, contou.
A princesa revelou ao Acorda Cidade, o quanto está grata por poder participar de uma festa tão importante no cenário cultural da cidade. Assim que teve o desejo de participar, começou a se dedicar para alcançar o pódio.
“Está sendo uma realização poder participar e ter sido escolhida para ser princesa. A minha preparação para o concurso começou no início do ano, quando eu já estava com esse desejo, então eu comecei a me preparar fisicamente e mentalmente e até escolher modelos de roupa e tudo mais”, afirmou.
Também contando com o apoio e a felicidade da família por alcançar essa conquista, Andressa está ansiosa para brilhar a Micareta 2024, que acontece entre os dias 18 e 21 de abril.
Com informações da jornalista Iasmim Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram