Ney Silva
O primeiro dia da Micareta 2019, período das 8h de quinta-feira (25) até às 8h desta sexta-feira, foi tranquilo segundo avaliação de representantes da segurança pública e de órgãos que atuam na festa, sejam da prefeitura ou do governo do estado.
A primeira reunião de avaliação ocorreu na manhã de hoje no auditório do Instituto de Educação Gastão Guimarães (IEGG) e teve a participação da PM, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Ministério Público, Defesa Civil, Defensoria Pública, Secretaria de Saúde, entre outras instituições.
O subcomandante do Corpo de Bombeiros de Feira de Santana, major Adriano fez uma avaliação do trabalho desenvolvido no primeiro dia da festa."Nossa avaliação é bastante positiva e em comparação com anos anteriores só tivemos 12 atendimentos de ocorrências e um número considerado baixo em relação a quantidade de foliões que temos no circuito da festa", disse.
A promotora de justiça Semiana Cardoso, ao avaliar o primeiro dia de micareta, disse que os órgãos fizeram um trabalho de alinhamento. "Estivemos vendo como estavam as estruturas de camarotes, as da prefeitura e se tinham no Espaço Criança pra saber como elas estavam", afirmou.
O delegado Roberto Leal, coordenador de Polícia Civil em Feira de Santana, disse que a quantidade de pessoas nas ruas o surpreendeu. Ele lembrou que mesmo com casos de pessoas detidas no circuito da festa com entorpecentes, o número foi bem menor do que no ano passado.
O comandante da guarda municipal, Elio Santos, também avaliou como positiva as atividades feitas pelas equipes. "Tivemos a instalação de plataformas de observação e nossas patrulhas usaram esses equipamentos e aprovamos" disse.
Ele informou que a guarda municipal está com 140 homens divididos em patrulhamentos dando apoio a segurança dos foliões com a Polícia Militar.
A coordenadora de estatística da Polícia Civil, delegada Márcia Xavier, disse que o primeiro dia de Micareta foi tranquilo. "Tivemos uma redução em todas as ocorrências e nem uma delas foi grave como tentativa de homicídio ou homicídio. Houve apenas uma única lesão corporal leve e um fato novo foi o cumprimento de dez mandatos de prisão de pessoas que estavam em prisão domiciliar e foram para a festa", salientou.