Conforme o Acorda Cidade já anunciou, a Micareta de Feira será realizada, neste ano, entre os dias 1º e 4 de maio. Tradicionalmente como vem acontecendo nos dois últimos anos, a segunda-feira, pós-festa momesca, é a despedida para aqueles que são considerados como “inimigos do fim”, popularmente conhecida como “Arrastão”.
Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, Marco Silva, informou que durante uma reunião com os representantes de vários segmentos que são envolvidos com a festa, foi discutida a possibilidade do Arrastão ser antecipado.
📲 😎SEJA VIP: Siga o canal do Acorda Cidade no WhatsApp e receba as principais notícias do dia.
Segundo ele, existe uma grande logística em liberar a avenida, principalmente as portas das lojas, onde o circuito é montado, para que os comerciantes voltem a trabalhar.
“A gente entende que o Arrastão também faz parte da alegria das pessoas, a gente compreende tudo isso, só que a gente tem que ver o seguinte, nossa tradição não existia Arrastão e, a gente tem a Micareta deste ano, muito mais fortalecida, começa na quarta à noite, geralmente tem um evento da imprensa, começa na quinta, que é feriado, na sexta, iremos solicitar que o comércio seja fechado mais cedo e no sábado e domingo, comércio permanecerá fechado. Sabemos que na segunda-feira, os bancos funcionam, as escolas terão aulas, a prefeitura, mesmo que funcione um pouco mais tarde, também terá expediente, então a gente entende que se essa festa acontecer, que ela seja feita na quinta-feira pela manhã, para que na segunda-feira, todo o processo de desmontagem seja iniciado”, explicou.
Mudança de local
De acordo com Marco Silva, estudos foram realizados ainda no ano passado, mas seria impossível implantar esta mudança neste primeiro ano de gestão do prefeito José Ronaldo.
“Durante o ano passado, a gente fez estudos, conversamos, tem até uma lei municipal que estimula que a prefeitura faça uma análise e assim foi colocado na mesa, mas era impossível se falar em mudança da Micareta neste ano. Foi conversado com o secretário Cristiano, com o secretário de governo, mas nós também iremos contribuir para esse estudo nos próximos anos, pois é algo complexo, tem a questão da mobilidade, tem a questão da energia elétrica, tem a Segurança Pública, a mudança de local da Micareta precisa ser feita com muita firmeza, não pode ser uma experiência”, concluiu.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade
Leia também:
Prefeitura confirma que Micareta de Feira 2025 será realizada na Avenida Presidente Dutra
Secretário de Cultura inicia discussões sobre Micareta de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram