Acorda Cidade
Um baile de Micareta promovido Centro de Atenção Psicossocial Dr. João Carlos Lopes Cavalcante (Caps III) vai permitir que os pacientes acompanhados pela unidade comemorem a festa antecipadamente. A atividade será realizada na próxima quarta-feira (11), durante todo o dia, na unidade do Serviço Social do Comércio (Sesc), localizada no bairro Tomba. O dia de lazer dos pacientes também incluirá banho de piscina, que será monitorado pela equipe do Caps III e por salva-vidas.
De acordo com a coordenadora da rede municipal de Atenção em Saúde Mental, Rosana Falcão, a atividade externa visa promover a reinserção do paciente na sociedade. “Os pacientes de transtornos mentais graves, assim como os usuários de residências terapêuticas, precisam participar de atividades de lazer que estimulem o convívio social, que é impossibilitado muitas vezes devido ao conceito que a população tem sobre as pessoas com problemas psicológicos” salienta.
Como o Caps visa promover a reabilitação, autonomia e reinserção dos pacientes na sociedade, explica Rosana Falcão, as atividades alusivas a datas comemorativas e eventos do calendário da cidade sempre são realizadas pela instituição. “Em todas as datas comemorativas, buscamos fazer uma abordagem realizando determinada atividade. Nos eventos como Micareta e Expofeira, por exemplo, levamos os pacientes para participar. Além disso, eventualmente realizamos algumas viagens para outras cidades”, relata.
Aproximadamente 3.900 pacientes estão cadastrados atualmente no Caps III em tratamento de transtornos mentais severos e persistentes, como neuroses graves, psicoses e esquizofrenias. Na Rede Municipal de Atenção em Saúde Mental, que abrange as cinco unidades dos Caps, mais de 20 mil pacientes estão cadastrados.As informações são da Secom.