Acorda Cidade
Os foliões que participavam da Micareta de Feira de Santana, no sábado (30), foram surpreendidos no circuito por um grupo que exibia bafômetros e mensagens de conscientização para motoristas. Tratava-se da equipe do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) promovendo a campanha educativa da Lei Seca. " É uma festa que reúne milhares de pessoas, onde temos uma grande oportunidade de chamar a atenção para a luta contra a epidemia do trânsito, que mata quase 50 mil brasileiros por ano", disse a servidora do Detran, Marcelle Andrade.
Por meio da simulação do uso do bafômetro, os foliões foram orientados sobre as punições para quem dirige sob o efeito de bebidas alcoólicas, como a suspensão do direito de dirigir e até três anos de prisão. Situações que a auxiliar administrativa Naiane Dias Fontoura, 23 anos, pretende evitar. “No primeiro dia da micareta, eu vi o pessoal do Detran distribuindo material, mas fiquei com vergonha de fazer o teste porque tinha bebido. Hoje, eu vou dirigir e quero ter certeza de que se for parada na blitz não terei problemas. Essa simulação deixa a gente mais tranquila para assumir o volante”, afirmou.
Na entrada do circuito, a fiscalização do Detran realizou o teste real de alcoolemia em condutores de trios e carros de apoio. O motorista Ivan Machado Silva, 64 anos, aprovou a medida. “Eu não me incomodo em soprar o aparelho porque a minha consciência está tranquila, mas sei que ainda existem muitos motoristas irresponsáveis”, disse. A suspeita de seu Ivan não se confirmou. Os 52 condutores abordados foram aprovados no bafômetro.
“ Pelo segundo ano consecutivo, a participação do Detran na Micareta de Feira é bem recebida pelos profissionais do trânsito que atuam na festa e pelos foliões. As ações educativas e de fiscalização e a oferta de serviços do órgão contribuem para um sucesso ainda maior da festa, que é muito importante para a economia da cidade”, ressaltou o coordenador da 3ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), Sílvio Dias.