Micareta de Feira

Mais de 6 toneladas de materiais recicláveis foram recolhidos pelo Projeto Micareta Sustentável e Solidária

Os materiais recicláveis, as latas de alumínio e os plásticos, foram destinados para empresas de reciclagem.

Foyo: ONG Cama
Foyo: ONG Cama

Encerrando com chave de ouro, o Projeto Micareta Sustentável e Solidária mostrou que é possível unir diversão, conscientização e responsabilidade ambiental. Pela primeira vez na Micareta de Feira, um projeto inovador marcou presença, trazendo consigo uma proposta de sustentabilidade e solidariedade sem precedentes.

Durante o período de 18 a 22 de Abril de 2024, a Central de Valorização e Inclusão dos Catadores(as) de materiais recicláveis, instalada no circuito da festa, favoreceu para que fossem arrecadados mais de 6 toneladas de materiais recicláveis. Entre os materiais recolhidos, destacam-se 4.880,31 kg de latas de alumínio e 1.434,15 kg de plásticos (PET + embalagens de plástico). Totalizando 6.314,46.

Foyo: ONG Cama

Além do resultado expressivo em termos da destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos, a Micareta Sustentável e Solidária também enfatizou a importância do trabalho das catadoras associadas. Elas são a maioria entre os integrantes da Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos (Artemares) e estiveram envolvidas em todas as áreas de operações e gestão da Central de Valorização e Inclusão dos Catadores(as) de materiais recicláveis, registrando, recebendo e armazenando os materiais coletados.

“A Micareta Sustentável e Solidária não apenas promove a conscientização ambiental, mas também reforça a importância das questões de gênero. Ao valorizar o trabalho das mulheres catadoras e proporcionar-lhes melhores condições de trabalho, estamos contribuindo para um futuro mais justo e sustentável. O fato da central ter sido instalada no circuito da festa favoreceu para que este número fosse tão expressivo”, destaca Joilson Santana, coordenador-executivo da ONG CAMA.

Foyo: ONG Cama

De acordo com Joilson Santana, os materiais recicláveis, as latas de alumínio e os plásticos, foram destinados para empresas de reciclagem, contribuindo assim para a economia circular e a preservação do meio ambiente. “Estamos muito satisfeitos com o resultado do projeto Micareta Sustentável e Solidária. Além de promover a gestão adequada de resíduos sólidos, o projeto proporcionou inclusão social e econômica para aqueles que são essenciais na cadeia de reciclagem”, afirmou.

O Micareta Sustentável e Solidária foi promovido pela Artemares e a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (CAMA), que integram o Fórum Estadual Lixo e Cidadania da Bahia (FLC/BA). A ação contou com o apoio do Governo do Estado da Bahia por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE); Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH); Secretaria do Meio Ambiente (Sema); Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Ministério Público do Trabalho da Bahia; Voluntárias Sociais da Bahia; Prefeitura Municipal de Feira de Santana e da empresa Sustentare.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários