Andréa Trindade
O investimento do Governo do Estado com a Micareta de Feira de Santana neste ano está em torno de R$ R$ 2 milhões. A informação é do Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa.
Segundo ele, os gastos são com horas-extras, tecnologias e compras e instalações de equipamentos para garantir a segurança da festa.
“Temos aproximadamente 7.200 homens trabalhando, contando com policiais militares, civis, bombeiros e peritos, para reforçar a segurança na festa que tradicionalmente reúne milhares de pessoa”, disse o secretário destacando o esforço do governo estadual e da Prefeitura Municipal de Feira de Santana.
De acordo com o secretário, todos os anos as metodologias da segurança são aperfeiçoadas e neste ano, no primeiro dia, o indicativo revelou redução de ocorrências.
Enquanto no primeiro dia da festa em 2011 ocorreram duas tentativas de homicídio e oito registros de via de fato (brigas de rua) este ano aumentou apenas o número de crimes contra o patrimônio e ocorreram 23 casos de agressões entre pessoas.
“Temos uma reunião de avaliação todas as manhãs para fazer as correções dos erros apontados em relação ao dia anterior”, informou o secretário.
Segundo o Comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alfredo Braga de Castro, cerca de 1.200 homens estão trabalhando por dia durante a festa. “Os números fazem o otimismo em relação aos outros anos de micareta”, declarou.
O deputado estadual Zé Neto, líder do governo da Assembleia Legislativa, destacou o aumento do efetivo de policiais fazendo a segurança do evento e a redução significativa da violência em relação aos anos anteriores.
O coronel Hélio Gondim, que deixa nos próximos dias o comando do CPRL (Comando de Policiamento Regional Leste) ressalta que a redução é um conjunto de ações anteriores do governo municipal e municipal e das polícias.
As informações são do repórter Ed Santos do programa Acorda Cidade.