Saúde

Hospital Clériston Andrade reforça estrutura para atender demandas da Micareta 2025 em Feira de Santana

A ação teve como objetivo testar as respostas integradas das equipes e simulou a chegada de vítimas fictícias ao hospital.

emergência - HGCA - jovem
Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana, está com sua estrutura reforçada para garantir atendimento de qualidade durante a Micareta 2025, que começa oficialmente no dia 1º de maio. A unidade já iniciou os preparativos em parceria com diversos órgãos públicos, como a Secretaria Municipal de Saúde, SAMU, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal.

Nesta quinta-feira, 24 de abril, foi realizado um simulado de múltiplas vítimas no circuito da festa. A ação teve como objetivo testar as respostas integradas das equipes e simulou a chegada de vítimas fictícias ao hospital, garantindo que os profissionais estejam aptos a agir com agilidade e precisão em possíveis situações reais de emergência.

Para dar suporte à demanda esperada durante a festa momesca, a direção do HGCA anunciou o aumento de 40% na equipe de saúde que atuará na emergência, incluindo médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos. O setor administrativo também será ampliado em 30% para garantir o pleno funcionamento da unidade. Além disso, houve reforço nos estoques de insumos da farmácia, almoxarifado e ampliação do parque de equipamentos hospitalares.

“A gente já começa os trabalhos de reforço desde agora. É importante que a população saiba que estamos preparados. Aumentamos em 40% nossa equipe de saúde, reforçamos os estoques de insumos, trouxemos novos equipamentos e ampliamos o número de profissionais no apoio administrativo. Tudo isso para garantir que o Clériston esteja pronto para qualquer eventualidade durante o evento”, afirmou a diretora-geral do hospital, Dra. Cristiana França.

O hospital também contará com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que disponibilizará uma equipe extra e uma ambulância com suporte de UTI para transferências, caso necessário. A Central Estadual de Regulação já está em articulação com o hospital para promover a redistribuição de pacientes e reduzir a lotação da emergência durante o período da festa.

“Estamos com tudo planejado para que o atendimento seja eficiente e seguro. Nosso desejo é que a Micareta 2025 seja marcada pela alegria, pela paz e, sobretudo, pela preservação da vida. Por isso, reforçamos o apelo: se for dirigir, não beba. Que todos possam sair de casa para se divertir e retornar com segurança para seus lares”, destacou Dra. Cristiana França.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram