Ney Silva
Para garantir ainda mais a redução dos números da violência durante o período da Micareta 2011, o helicóptero do Graer- Grupamento aéreo da Policia Militar vai reforçar o policiamento a partir de hoje (30) na área do circuito da festa e em toda a cidade de Feira de Santana.
A informação foi dada pelo sub-secretário de Segurança Pública da Bahia, Ari Pereira durante a segunda reunião avaliativa da festa realizada na manhã de hoje, no auditório do 1º Batalhão da Policia Militar.
Momentos depois de iniciativa a reunião o sub-secretário chegou na aeronave que pousou no pátio da unidade militar. Ari Pereira (camisa listada) foi recebido pelo coronel Hélio Alves Gondim do Comando de Policiameno Regional Leste (CPRL) e por um grupo de delegados da Policia Civil.
A delegada Kátia Brasil, coordenadora de Estatística da Policia Civil da Bahia, (foto abaixo) apresentou os números do segundo dia da Micareta periodo entre ás 7h de ontem ás 7h deste sábado.De acordo com ela, a redução de violência foi 32,7%.
" Esse percentual é relativo as principais ocorrências que costumamos pontuar", afirmou.
As ocorrências a que se referiu a delegada são relacionadas a homicídios e tentativas de homicídios, lesões corporais além de furtos e roubos e vias de fato (brigas de rua).Essa última foi a mais significativa.
Segundo Kátia Brasil os casos de via de fato estão dentro da expectativa da Polícia Civil." Uma festa dessa de grandes dimensões e uma grande concentração de pessoas e a combinação de álcool não poderia ser diferente", afirmou
Para impedir que as vias de fato cresçam ainda mais a Policia Civil fez um georeferenciamento de locais onde há uma maior incidência desse tipo de ocorrência. Pelo levantamento apresentado na reunião pela delegada de quinta para sexta-feira as brigas foram intensas na área do entorno dos camarotes.
Com o deslocamento de patrulhas para esse área da festa de ontem para hoje, no segundo dia da Micareta, as confusões ocorreram mais nas proximidades do cruzamento da João Durval com a presidente Dutra. Neste sábado um maior número de policiais vão ser destinados a esse local para evitar mais confrontos entre foliões.
Duas providências foram anunciada na reunião: A proibição da venda de churrasquinhos em espetos e a presença de policiais nos portões de acesso ao circuito da festa, fatos que foram considerados negativos nos dois primeiros dias da festa.
O secretário municipal de Prevenção a Violência, Misael Freitas garantiu que vai intensificar ações para que os churrasquinhos não sejam comercializados no circuito da micareta.
Fotos: Ney Silva/Acorda Cidade