Foi apresentado na tarde de terça-feira (18) na Associação Comercial de Feira de Santana (Acefs), o Planejamento Operacional das forças de segurança pública que atuarão na Micareta 2023.
O coronel Adalberto Piton, comandante do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), detalhou sobre algumas ações da Polícia Militar que serão empregadas na festa e deu também algumas dicas para os foliões curtirem a Micareta em segurança.
Ele destacou que cerca de 6 mil policiais militares atuarão no evento integrados com as outras forças de segurança e pediu também que a população possa colaborar denunciando ao perceber qualquer coisa errada.
“A Micareta sempre agrega efetivo de todo o estado da Bahia, diariamente teremos um coronel da PM coordenando o circuito, ajudando o comandante regional e em cada subcircuito teremos um tenente-coronel. Teremos a presença de policiais experientes, para a melhor aplicação possível do efetivo”, frisou.
O comandante do CPRL salientou em entrevista ao Acorda Cidade, que a expectativa é que as pessoas curtam a festa em paz para que após o seu término os resultados possam ser comemorados. Outro ponto importante, também segundo ele, é o uso da tecnologia nos portais de abordagem, a exemplo do reconhecimento facial.
“É importante que todos colaborem também, a festa é do povo. Os foliões devem evitar levar objetos de valor, excesso de bebida alcoólica, levem a documentação e estacionem em locais que não aumentem sua vulnerabilidade. Ajudem denunciando o que perceberem de errado e assim ajudem o sistema a fazer o melhor trabalho possível”, destacou.
O delegado Roberto Leal, coordenador da 1ª Coordenadoria de Polícia do Interior (1ª Coorpin), também pontuou sobre como atuará a Polícia Civil na Micareta de Feira de Santana.
Ele informou inclusive que Polícia Civil e Polícia Militar já realizaram uma operação para controlar situações que estavam com iminência de acontecer e os policiais atuarão nos dois circuitos. Haverá postos integrados. Um deles irá trabalhar com grupos vulnerabilizados, com suporte psicológico e atendendo qualquer tipo de situação, como racismo ou violência de gênero.
O quantitativo será de 500 servidores, distribuídos em 1.600 postos de trabalho e atuando em regime de plantão. De acordo com Roberto Leal, os plantões Central, Regional e da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) funcionarão normalmente e a Deam terá ainda um plantão voltado diretamente para a festa.
“O planejamento da Polícia Civil já está pronto, já está em execução. Teremos a presença de todos os diretores de departamentos e prontos para atender”, declarou o delegado em entrevista ao Acorda Cidade.
Ele frisou ainda a iniciativa do aplicativo do Policial Digital, o policial Paulo César, onde os foliões poderão acessar, adquirir informações e registrar ocorrências e também o aplicativo do Departamento Médico da Polícia Civil que será voltado para o atendimento aos servidores.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
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