A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) reuniu na manhã desta terça-feira (29), no novo Centro de Convenções de Feira de Santana, diversos profissionais da área para apresentar o esquema de segurança para a Micareta de Feira 2025. A festa acontece oficialmente de 1º a 4 de maio.
Participaram da coletiva representantes das Polícias Militar, Civil, Técnica e o Corpo de Bombeiros, além de outros órgãos de segurança, como o Seap (Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia), destacando a forte atuação integrada das forças públicas.
Com um investimento de mais de R$ 11 milhões somente pela SSP, a estrutura de segurança visa garantir que a folia ocorra em clima de tranquilidade. Um dos destaques desta edição é o uso de tecnologia para contagem de público nos portais de acesso ao circuito. Serão mais de 400 câmeras espalhadas pelo circuito só da SSP. A medida tem como objetivo a “alocação ideal dos recursos para aquela quantidade de população que está dentro do circuito”, explicou o subsecretário da SSP, Marcelo Oliveira, reforçando a importância do monitoramento em tempo real.
Outro destaque apontado pelo coronel Magalhães da Polícia Militar (PM) para esta Micareta é o uso de câmeras nos uniformes dos policiais. Ele deu mais detalhes da PM na festa que deve ter em torno de 200 patrulhas diretamente no circuito por dia.
“Nós estamos operando basicamente dentro do circuito com 4.800 homens e mais cerca de 200 homens no entorno. Cerca de 5.000 homens estão sendo empregados diretamente e voltados para o Micareta. Estamos orientando nossos policiais nesse sentido, de respeito ao cidadão, respeito aos direitos humanos e de agir com firmeza, se tiver necessidade de agir, mas a nossa premissa principal é não o uso da força, É usar o diálogo mais que tudo”, disse Magalhães ao Acorda Cidade.
Rodovias e trânsito sob atenção da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuará nas BRs 324 e 116 com foco em segurança viária e fluidez do trânsito, principalmente na área do Portal do Sertão e do Anel de Contorno. A inspetora Lívia Marcelino orientou os motoristas a utilizarem a entrada no km 524, próximo ao antigo Ooutlet, como alternativa para minimizar congestionamentos na chegada ao circuito.
“Para diminuir esse impacto, o congestionamento, os transtornos do elevado número de veículos, então, usem esse acesso pela Avenida Noide Cerqueira. Fiscalização de alcoolemia, de motocicletas, a gente sabe o quanto é importante esse tipo de fiscalização para ter uma micareta tranquila, para ter números controlados também no HGCA, a gente sabe que o hospital tem uma demanda gigantesca e atípica na micareta, então vamos buscar enfrentar esse uso de bebida alcoólica na direção de veículo automotor”, disse a inspetora.
Lívia ainda reforçou o alerta, afirmando que a bebida pode combinar com a micareta, mas só não combina com a direção de veículos. “É importantíssimo que a pessoa que ingeriu a bebida alcoólica, que é extremamente aceitável, busque uma outra forma de voltar para casa, seja com a carona, seja com um transporte de aplicativo, mas que ela não dirija após consumir algo.”
Proteção à infância e combate ao trabalho infantil
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) estará com estrutura reforçada no circuito. O promotor de Justiça Aldo Rodrigues informou ao Acorda Cidade que o órgão atuará na fiscalização de irregularidades, proteção à infância e controle externo das atividades policiais.
“A promotoria da Infância e Juventude vem desenvolvendo um trabalho anualmente nesse aspecto, inclusive com a fiscalização necessária do local de acolhimento, principalmente para as crianças filhas dos ambulantes que estarão trabalhando na festa”, afirmou o promotor.
Além disso, será reforçada a campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes, com o apoio do Conselho Tutelar, Secretaria de Justiça e demais órgãos envolvidos com o MP com ações que possam proteger os direitos desse público na folia.
Aldo Rodrigues também reforçou o número do MP (127) para que as pessoas levem ao conhecimento das autoridades qualquer fato relevante que leve à atuação do órgão em qualquer esfera de atuação. Demandas também podem ser enviadas pelo site atendimento.mpba.mp.br ou pelo email micareta-de-feira-ruba-mpba.mp.br.
Durante todos os dias de festa, a sede do MP estará de portas abertas no circuito Maneca Ferreira, das 8h às 20h.
Segurança contra furtos, drogas e crimes sexuais
A Polícia Civil terá equipes operando de forma ostensiva e velada em todo o circuito e também nos bairros, reforçando a prevenção ao tráfico de drogas, crimes patrimoniais e sexuais pela cidade. O coordenador regional da PC em Feira, Ives Correia, destacou ao Acorda Cidade, que os celulares são alvos frequentes dos criminosos, por isso é preciso atenção ao levar os aparelhos para o circuito.
“O ideal é que a pessoa já tenha o número do e-mail, porque uma vez com esse número, as nossas equipes de inteligência que estarão atuando tanto em campo, de forma velada, entre os foliões, bem como as equipes da base conseguirão identificar, localizar e já buscar recuperar esses celulares e devolver”.
Em caso de roubo ou furtos, a orientação é procurar imediatamente um dos postos da Polícia Civil para registrar a ocorrência.
“Quanto antes essa pessoa fizer a ocorrência, é melhor até pra gente já criar a mancha criminal de onde há uma maior circulação desses furtos e deslocar equipes veladas para aquele ponto. Então a gente vai conseguir aí até efetuar flagrantes e evitar aí que isso, eu digo, se prospere e que tenha mais roubos”, explicou o delegado.
Além do efetivo do Departamento de Narcóticos (Denarc), estarão em atuação a Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core), o Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic) e o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco) nos bairros para garantir tranquilidade por toda a cidade. “Agente tem que pensar a Feira de Santana e região não só do circuito da Micareta, a gente tem que lembrar dos bairros e das casas para a gente ter um sucesso que teve na Micareta passada, uma cidade que não teve homicídios, não teve ocorrências graves, relevantes”, acrescentou Ives.
Perícia em tempo real
O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também marcará presença no circuito, atuando na coleta de vestígios e perícia em drogas apreendidas. “O DPT vai trabalhar na micareta através do exame de coleta de vestígios em local de crime ou em vítimas, para materializar as provas”, explicou Oswaldo Silva, diretor-geral do órgão.
As substâncias ilícitas apreendidas também serão analisadas em tempo real para confirmação da sua natureza. Os laudos serão encaminhados diretamente à autoridade policial ou ao Judiciário.
Atuação integrada
A proposta da SSP-BA é ampliar o modelo de segurança colaborativa e integrada entre as diferentes esferas do poder público, municipal, estadual entre outros. Para o secretário de Segurança Pública, a micareta é uma operação complexa que vai além do policiamento.
“Segurança só pode ser pensada de forma efetiva quando trabalha de maneira integrada, em todas as vertentes: com o poder municipal, órgãos estaduais, federais. […] Não se pensa apenas na atuação da polícia, mas em prevenção, sistema penitenciário, saúde e assistência social. A todo um esforço concentrado para que a gente possa fazer da Micareta de Feira uma festa maravilhosa ”, declarou o subsecretário Oliveira.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram.