Daniela Cardoso
Uma reunião foi realizada na manhã desta terça-feira (23) para tratar sobre detalhes da Micareta de Feira de Santana. Além do prefeito Colbert Martins da Silva Filho e dos secretários Edson Borges, de Cultura, Esporte e Lazer e Valdomiro Silva, de Comunicação, várias pessoas que estão ligadas a realização da festa participaram da reunião que tratou de assuntos como data e circuito da Micareta.
De acordo com o empresário Valter Lima, presidente do Bloco Lá Vem Elas, após a Micareta realizada este ano foi criado um grupo com representatividade de todos os segmentos da festa, onde foram discutidas várias questões, sendo a principal a mudança da data da Micareta. Ele informou que o grupo defende a realização da festa no segundo semestre do ano.
“Historicamente para quem trabalha com entretenimento, sabe que os melhores eventos ocorrem no segundo semestre. A Micareta com quase 80 anos de existência já começa a apresentar problemas, então estamos sentindo a necessidade de fazer ajustes. A sugestão do segundo semestre foi de várias pessoas, inclusive do Bloco Lá Vem Elas. Abril tem concorrência com várias questões como material escolar, IPTU, IPVA, débitos do natal que as pessoas ainda estão pagando, então a festa não tem como concorrer. Sem falar na questão da chuva. A gente precisa entender que não é festa, é um negócio, a gente vive disso”, afirmou.
Porém, de acordo com o prefeito Colbert Martins, provavelmente essa mudança de data não deve ser colocada em prática no ano de 2019. Segundo ele, a festa do ano que vem já está definida por decreto do então prefeito José Ronaldo.
“A data já está definida e só pode mudar se houver uma grande unanimidade. Em 2020, por exemplo, se for em outubro, vai coincidir com as eleições, então já atrapalha. Por isso temos que decidir da melhor forma. Talvez esse seja o momento de manter como está e as possíveis modificações serem feitas mais à frente”, afirmou.
Foto: Aldo Matos/Acorda Cidade
Circuito da festa
Com relação ao circuito da Micareta, o prefeito informou que será mantido na Avenida Presidente Dutra, porém existe a ideia de aumentar a extensão. “Atualmente está em torno de 900 a 1.000 metros, e a ideia é que seja dobrado para 1.800 a 2.000 metros”, informou.
Profissionalização da Micareta
Colbert Martins defendeu ainda a profissionalização da Micareta de Feira de Santana. Segundo ele, é importante ouvir todas as pessoas envolvidas para definir possíveis mudanças que tragam benefícios. Ele informou que até o dia 20 de novembro já terá algumas definições sobre a festa.
“Discutimos datas, horários, extensão da festa e, até o dia 20 de novembro, todo esse grupo, já que essa decisão não é do prefeito e nem do secretário, deve ter uma decisão. Esse grupo de empresários da área de entretenimento veio discutir do ponto de vista profissional a Micareta de Feira de Santana. São pessoas que investem na Micareta e entendo que a festa tem que ser muito profissionalizada. Vamos regulamentar os tempos de desfile dos trios, pois isso é uma atividade profissional”, destacou.
Foto: Paulo José/Acorda Cidade
Investimentos
Os investimentos da prefeitura para a Micareta 2019 ainda não estão definidos. Conforme o prefeito, essa definição ocorrerá mais adiante, após a análise dos investimentos da Micareta deste ano e a concretização de patrocínios.
“Estamos precisando aumentar o patrocínio da festa, pois a prefeitura ainda banca cerca de 50% da festa. Precisamos de uma festa cada vez mais profissional e precisamos ouvir os envolvidos”, disse o prefeito Colbert Martins da Silva Filho.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.