Acorda Cidade
Os conselheiros titulares de Feira de Santana flagraram, até a noite deste sábado (27), oito situações de trabalho infantil no Circuito Maneca Ferreira. As crianças estavam vendendo balas ou catando latinhas. Também foram emitidas 16 advertências e 803 crianças receberam braceletes que as identificam.
Ainda é alta a quantidade de pais que levam crianças ao Circuito. Mas, diz o conselheiro Alan Jonhii, que atua no Conselho Tutelar IV, o trabalho que vem sendo feito ao longo dos anos surte efeito, principalmente no tocante ao trabalho infantil, que vem registrando queda.
O número parcial de ocorrências, dizem os conselheiros que dão plantão no Espaço da Criança, que funciona no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, caíram em relação a edições passadas de Micareta.
Os responsáveis identificados são intimados a comparecer ao Conselho Tutelar da sua área, para explicar os motivos que levaram a criança ao trabalho. Caso não apareçam, o menor é encaminhado para abrigamento e o Ministério Público é informado.
Os braceletes, com nome da criança, do responsável e o telefone para contato, facilitam a procura pelos pais, feita pelas autoridades, em caso de desaparecimento no meio da multidão. Todos os quatro conselheiros tutelares de Feira de Santana estão trabalhando, em plantões de 12 horas.