A música regional do cantor feirense Cescé Amorim marcou a abertura da pré-micareta de Feira de Santana, que teve início na tarde deste sábado (26), no distrito de São José, a cerca de 16 quilômetros do centro da cidade. O evento, promovido pela Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA), serve como aquecimento para a festa oficial, que terá início no dia 1º de maio.
Ícone da música regional baiana, Cescé Amorim é reconhecido pela sólida trajetória como cantor, compositor, arranjador e instrumentista. Com uma carreira marcada pelo compromisso com a valorização da cultura sertaneja e nordestina, ele se consolidou como uma referência da tradição musical do interior da Bahia.
Com uma história marcada pelo amor à música nordestina, Cescé Amorim fez bonito no palco montado na praça de São José das Itapororocas. No repertório, teve samba de roda, forró, xaxado e até clássicos da MPB — tudo com aquele tempero regional que é a cara da Bahia.
Antes da apresentação, Cescé falou sobre a alegria de levar a Micareta para os distritos da cidade. “Essa iniciativa da Secretaria de Cultura da Bahia, aqui no distrito de Maria Quitéria, valoriza a inclusão da Micareta nas zonas rurais. Vai além da festa, é um ato em favor da cultura popular”, disse.
Quem estava na praça aprovou. Morador do distrito há 40 anos, Abelardo dos Santos, 59, se emocionou com a apresentação. “Fico muito feliz em ver a cultura regional sendo reconhecida. Trouxe até minha sobrinha, que veio de Salvador, e curtimos o show do início ao fim”, contou.
Neste sábado, apresentam-se ainda os cantores Paula Sanffer, ex-vocalista da Timbalada, e o pagodeiro Tony Salles, que encerra a programação. No domingo, a festa começa às 16h, desta vez no distrito de Ipuaçu. Lá, vão se apresentar Theuzinho, Gelmix & Banda Reggae Steady e Belito.
INVESTIMENTO – Na edição de 2025 da Micareta de Feira, o Governo do Estado está investindo R$ 26 milhões em infraestrutura, com ações nas áreas de saúde, segurança e proteção para os foliões. Deste total, R$ 7,5 milhões vão financiar a contratação de grandes atrações que fazem parte da grade anunciada pela prefeitura, além de apoiar o desfile de entidades afro por meio do programa Ouro Negro e da instalação de um palco dedicado a artistas locais.
A pré-micareta é realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA), e marca um trabalho de parceria com a Prefeitura Municipal de Feira de Santana, que organiza a Micareta de Feira de Santana.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram