Micareta de Feira

Catadores do projeto 'Micareta Sustentável e Solidária' recolhem 743 kg de alumínio no primeiro dia

O projeto levou melhores condições de trabalho e geração de renda para catadores e catadoras de materiais recicláveis.

'Micareta Sustentável e Solidária'
Foto: ONG/Cama

No primeiro dia da Micareta de Feira 2024, na quinta-feira (18), os catadores coletaram 743 kg de latas de alumínio e 143 kg de plástico (garrafas pet e embalagens). Com o projeto “Micareta Sustentável e Solidária”, entre trios e shows de grandes nomes da música baiana, o Governo do Estado também se faz presente com investimentos voltados para a inclusão social e gestão sustentável dos resíduos sólidos.

O projeto levou ao circuito Maneca Ferreira, melhores condições de trabalho e geração de renda para catadores e catadoras de materiais recicláveis, uma parceria com a Associação Regional de Trabalhadores em Materiais Recicláveis de Feira de Santana e Municípios Vizinhos (Artemares) e a ONG Centro de Arte e Meio Ambiente (Cama).

'Micareta Sustentável e Solidária'
Foto: ONG/Cama

Neste primeiro dia de projeto já foram cadastrados mais de 70 profissionais autônomos, além de 60 cooperados envolvidos na ação, que receberam orientações, fardamento adequado (calça, camisa, boné) e equipamentos de proteção individual (botas, luvas e protetores auriculares). A estimativa é que cerca de 300 catadores passem pela Central de Valorização e Inclusão dos Catadores de Materiais Recicláveis, na Avenida Presidente Dutra.

'Micareta Sustentável e Solidária'
Foto: ONG/Cama

Na abertura das atividades, o governador Jerônimo Rodrigues visitou o espaço, verificou a estrutura de atendimento e conversou com os catadores de materiais recicláveis.

“Essa é uma iniciativa muito importante da nossa gestão, não apenas para a preservação do meio ambiente, mas também para a promoção da inclusão social e econômica desses trabalhadores. É um projeto que fortalece a cultura da reciclagem e a melhoria das condições de trabalho e geração de renda para muitas mães e pais de família, que atuam durante a Micareta”, pontuou o governador.

'Micareta Sustentável e Solidária'
Foto: ONG/Cama

Representando a Secretaria do Meio Ambiente (Sema), a superintendente de Inovação e Desenvolvimento Ambiental, Vânia Almeida, reiterou o compromisso do Governo da Bahia em liderar iniciativas que unem tradição cultural, responsabilidade social e ambiental.

“Os catadores de recicláveis são importantes prestadores de serviços ambientais e a Sema tem articulado parcerias e investimentos para valorização deste trabalho. Estamos trazendo para Feira de Santana uma experiência que já é sucesso nos carnavais de Salvador, uma ação que retira das ruas materiais que iriam para aterros, lixões, ou até mesmo, para rios e áreas verdes das cidades”. 

'Micareta Sustentável e Solidária'
Foto: ONG/Cama

O projeto “Micareta Sustentável e Solidária” é um exemplo de como eventos de grande escala podem adotar práticas mais verdes e inclusivas, alinhando diversão com responsabilidade social e ambiental. O material recolhido, a exemplo de latinhas de alumínio e garrafas plásticas, será destinado à reciclagem fortalecendo a economia circular.

'Micareta Sustentável e Solidária'
Foto: ONG/Cama

A ação envolve as secretarias do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), do Meio Ambiente (Sema), de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), além do Ministério Público do Trabalho da Bahia e o Fórum Estadual Lixo e Cidadania do Estado da Bahia (FLC-BA).

'Micareta Sustentável e Solidária'
Foto: ONG/Cama

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários