Feira de Santana

Carlos Pitta será homenageado com tributo musical especial durante a Micareta de Feira

A Micareta não poderia deixar de reverenciar a memória do saudoso Carlos Pitta, compositor, cantor, poeta- essencial na música baiana.

Carlos Pitta
Foto: Divulgação

A arte tem o poder de eternizar memórias, talentos e histórias. E é com esse espírito que a Micareta de Feira celebra, este ano, a trajetória do consagrado artista plástico Juraci Dórea, que completa 80 anos de vida, com uma grande contribuição às artes visuais e à cultura brasileira.

Ao mesmo tempo, a Micareta não poderia deixar de reverenciar também a memória do saudoso Carlos Pitta, compositor, cantor, poeta e uma figura essencial da música popular baiana. Sua presença marcante será lembrada por meio de um tributo especial, que celebra sua obra, sua história e o legado que ele deixou para a música e para o coração do povo baiano.

Pitta nos deixou recentemente, mas sua história segue profundamente entrelaçada com a história da nossa cultura. Durante os dias de festa, artistas interpretarão algumas de suas canções mais emblemáticas, músicas que marcaram gerações e seguem vivas na memória afetiva do público, a exemplo de ‘’Cometa Mambembe” e “Todos os caminhos levam a Feira de Santana”. É o início de um tributo que pretende ser contínuo, à altura da importância de Pitta para o patrimônio do estado.

Entre os momentos mais simbólicos, teremos a participação de Paulinho Boca de Cantor, amigo pessoal de Carlos Pitta e uma das figuras representativas da Tropicália e da música baiana. Ele estará no Circuito Maneca Ferreira para celebrar o legado do parceiro, um gesto que, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Cristiano Lôbo, se alinha perfeitamente com o propósito do evento: reconhecer, celebrar e eternizar os nossos grandes nomes.

“A Micareta de Feira é um espaço de celebração da nossa identidade cultural, da memória e do reconhecimento. Carlos Pitta nos deixou um legado valioso, que não pode e não será esquecido. É nosso compromisso garantir que sua obra continue viva, inspirando novas gerações. O tributo que faremos a ele na Micareta não é apenas um ato de saudade, mas um gesto de gratidão e respeito. Pitta será lembrado como merece: com emoção e com música”, destaca Cristiano Lôbo.

Essa é apenas uma das homenagens que a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) planeja realizar em reconhecimento aos artistas que constroem a identidade cultural da Bahia.

A festa acontece oficialmente de 1º a 4 de maio, com uma programação especial iniciando no dia 30 de abril. Na véspera da abertura oficial, o palco da Praça Padre Ovídio receberá os shows de BaianaSystem e Rachel Reis. Encerrando a maratona da festa, no dia 5 de maio, teremos um grande arrastão, consolidando mais uma edição histórica da tradicional festa feirense.

Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação Social (Secom)

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.