Micareta de Feira

Bloco Bafo de Baco pode voltar a desfilar na Micareta de Feira em 2025

Em uma das edições da Micareta, o bloco puxou mais de 7 mil foliões.

Bloco Bafo de Baco
Foto: Acorda Cidade

“Meu bloco é tão bonito, você acha, eu também acho, Bafo de Baco, Bafo de Baco…”. Esta canção poderá ser marcada em 2025 na Micareta de Feira com o retorno do Bloco Bafo de Baco, que desfilou pela última vez no Circuito Maneca Ferreira em 2017.

Com mais de 30 anos de existência, o Bloco Bafo de Baco desfilou pela primeira vez em Feira de Santana no ano de 1992, quando amigos do curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) se uniram para celebrar a amizade.

A reportagem do Acorda Cidade conversou com Marcelo Moreira da Silva, mais conhecido como Marcelo GG, um dos diretores do bloco, que relembrou também como tudo iniciou.

Marcelo GG
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“O Bafo de Baco surgiu em 92, em uma reunião de amigos da Faculdade. Antigamente era assim, desde o Chiclete com Banana, Bloco Camaleão, surgiu assim, de movimento universitário. Os amigos se juntaram, resolveram fazer um bloco na Micareta e foi crescendo, tomando corpo. O nome Bafo de Baco, é um rei dionisíaco do tempo grego, então era um Deus grego, Baco, era o Deus do vinho, das bacanais, e aí juntou o nome Baco e colocou Bafo de Baco, porque a tradição do bloco era sair dando o vinho de graça para a galera”, explicou.

De acordo com Marcelo, foram 26 anos de forma ininterrupta desfilando na Micareta de Feira.

“Bafo de Baco de 92 a 2017, saiu todos os anos na Micareta de Feira. Foram 26 anos ininterruptos, paramos antes da pandemia, três anos antes, a pandemia foi em 2020, então o Bafo de Baco parou em 2017 e foram 26 anos desfilando em todas as Micareta durante esse tempo. Houve uma diminuição de blocos nos grandes carnavais e a Micareta, como é realmente o grande evento da cidade, o maior evento aí carnavalesco fora de época, teve um período em que diminuiu muito. Os camarotes vieram, ficou também uma coisa das atrações se apresentarem para as prefeituras nos eventos públicos, aí foi uma coisa que foi perdendo um pouco a tradição do bloco”, declarou.

Ao Acorda Cidade, Marcelo GG contou que já teve Micareta em que o Bloco Bafo de Baco puxou mais de 7 mil foliões.

“O Bafo de Baco era um dos maiores blocos do interior da Bahia. Na época que as micaretas, os carnavais fora de época eram grandes eventos, o Bafo de Baco estava entre os três, quatro maiores blocos. O Bafo de Baco já chegou a sair com sete mil pessoas na avenida, teve uma Micareta que saiu com dois trios, duas bandas tocando dentro do bloco, sempre tinha umas inovações bem bacanas”, disse.

Marcelo também relembrou grandes atrações que já animaram o folião do Bloco Bafo de Baco, além da tradição Timbalada.

“Ninha fazendo parte da Timbalada, até porque Timbalada virou uma tradição no Bafo de Baco desde 96, se não estou enganado, mas nós também já fizemos parcerias com Netinho, Gil da banda Beijo, Cheiro de Amor e várias outras atrações grandes”, pontuou.

Retorno na Micareta de 2025

De acordo com o diretor, existe uma vontade do bloco voltar a desfilar no Circuito Maneca Ferreira em 2025.

“Não existe uma pressão, mas eu diria que uma vontade de todo mundo, inclusive da diretoria do bloco. A gente fez aqui o Camarote da Central Mix, que é o que nós fazemos desde 2013, e a Timbalada faz parte das atrações. Na apresentação da Timbalada aqui no Camarote, as pessoas pediram muito, inclusive a banda tem a vontade de a gente retomar com o bloco. Diante do pedido de todo mundo, a gente está analisando a vontade nossa também. A gente está na segunda Micareta aí pós-pandemia, eu estou achando que a organização da Micareta está muito boa, principalmente se a gente quiser voltar com os blocos, a avenida hoje é mais limpa, você tem mais espaço para poder o bloco desfilar”, comentou.

Segundo Marcelo, um dos pontos positivos nesta Micareta de Feira realizada neste ano, foi o primeiro desfile do Bloco A Loja do artista Thiago Aquino.

“Tivemos uma experiência bem positiva com o bloco de Tiago Aquino, o Bloco A Loja. Uma iniciativa deles que eu achei bastante válida, foi um sucesso o Bloco A Loja e, diante disso aí, da volta da Micareta, que ela está voltando mais forte, mais organizada, investimento de atrações pelo poder público, tanto municipal como estadual, a gente está pensando seriamente em voltar. Com essa volta aí da Micareta, hoje a gente está vendo um movimento bem positivo. Lá Vem Elas querendo fazer dois dias, bloco Zerinho, o próprio Bloco A Loja, aí a gente vai conversar para ver o que pode fazer de inovação, inclusive com a banda Timbalada, voltar a conversar com eles. Hoje o Bloco Bafo de Baco possui uma diretoria com seis integrantes, e todo mundo com vontade de fazer de novo o bloco”, concluiu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram