Micareta de Feira

Barraqueiros formam longa fila em frente a Secretaria para credenciamento na Micareta de Feira

O prazo das inscrições vai até o dia 03 de abril exclusivamente para os moradores de Feira de Santana.

Barraqueiros_ credenciamento Micareta_ Paulo José Acorda Cidade
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Barraqueiros formaram uma fila quilométrica desde a madrugada desta quinta-feira (30), aguardando a abertura da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, para fazer o credenciamento de participação na Micareta de Feira de Santana, realizada entre os dias 19 e 23 de abril, na Avenida Presidente Dutra (Circuito Maneca Ferreira).

O anúncio do credenciamento foi feito ontem (29), através do site oficial da festa, com a informação de que as inscrições poderiam ser feitas de forma online e presencial. Porém, como não foi publicado que o sistema só estaria disponível hoje a partir das 9h, muitos comerciantes tentaram se inscrever através da internet e como não conseguiram se dirigiram nesta manhã até a secretaria para tentar garantir uma vaga no circuito.

As comerciantes Auzira Madeira e Silvana Mota chegaram à frente da Secretaria, localizada na Rua Estados Unidos, no bairro Kalilândia, à 1h40 da madrugada.

Barraqueiros_ credenciamento Micareta_ Paulo José Acorda Cidade (1)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Preciso ganhar dinheiro nesta Micareta, vendo cerveja. Tenho Isopor, e amo trabalhar com o público, já estou há 12 anos”, disse Silvana Mota, ansiosa para o credenciamento.

Maria de Lourdes, conhecida como Lourdes da Barraca chegou por volta das 5h e disse que preferiu ir à Secretaria presencialmente porque o site não estava funcionando. “Tem que ser presencial como era antigamente.”

Outra vendedora também reclamou que o link não estava abrindo e por isso preferia o documento de licença em mãos. “Queremos a licença em nossas mãos como sempre foi.”

Há mais de 20 anos trabalhando como barraqueira, Isaudete Lagoa dos Santos, moradora da Lagoa Salgada, informou que a profissão é uma correria. “Mas é gostoso, porque além de a gente ganhar dinheiro, se diverte muito. Gosto muito de Edson Gomes”.

Noemi Moreira afirmou que também trabalha há mais de 30 anos como vendedora ambulante de bebibas em um isopor no circuito da festa. “No dia que não aguentar mais, paro. Vendo cerveja, guaraná, vendo tudo.”

“Cheguei às 3h da madrugada para conseguir uma vaga na Micareta. Depois de três anos sem a festa, essa será a melhor Micareta no Espetinho da Cida, e estou convidando a galera toda. E com Edson Gomes, preciso segurar essa onda”, brincou outra barraqueira, que não se identificou na fila.

O Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, justificou que o link com as inscrições na internet não funcionou desde ontem para não prejudicar os barraqueiros que preferissem se cadastrar presencialmente no órgão municipal.

“O sistema estava programado para ser liberado às 9h. Não liberamos durante a madrugada justamente para que as pessoas que quisessem fazer de forma presencial não fossem prejudicadas. Se nós liberássemos na madrugada, poderíamos ter um grande número de pessoas já com esse credenciamento realizado, e as pessoas que tivessem dificuldade ou não tivessem acesso à internet seriam prejudicadas. Essa publicação que está em diário oficial será feita de forma presencial e online, mas para o início deste credenciamento nós não liberamos online para que os presenciais, que estão aqui para pegar orientação e fazerem também, pois sairiam prejudicados”, explicou.

Barraqueiros_ credenciamento Micareta_ Paulo José Acorda Cidade (1)
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Critérios

Ao todo, serão disponibilizadas 66 unidades para barracas padronizadas de bebida e comida com dimensões máximas de 4,0m² x 4,0m², 16 unidades para barracas padronizadas de lanche com dimensões máximas de 3,0m² x 3,0m², 28 unidades para barracas padronizadas de capeta com dimensões máximas de 3,0m² x 3,0m², 250 unidades para kits ambulantes com dimensões máximas de 1,5m² x 2,0m², e 10 unidades para food trucks.

Segundo o site da Micareta de Feira, as inscrições online podem ser realizadas através do site https://www.seadmdmi.feiradesantana.ba.gov.br/sge/portal/#/.

Já as pessoas que tiverem dificuldade no cadastro poderão comparecer em algum dos postos de atendimento para esta finalidade. Na Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, localizada na rua Estados Unidos, n° 37, Kalilândia, das 08h às 12h e das 14h às 17h; e no Mercado de Arte Popular, das 08h às 12h e das 14h às 16h.

O prazo das inscrições vai até o dia 03 de abril exclusivamente para os moradores de Feira de Santana.

Após esse período, as vagas serão oportunizadas para demais interessados. Após o pagamento do DAM (Documento de Arrecadação Municipal), o comerciante deve apresentar um documento de identificação pessoal com fotografia; CPF; original do DAM e comprovante de pagamento; e comprovante de residência.

Alta demanda causa instabilidade no sistema, diz prefeitura

Muitas pessoas reclamaram que após a liberação do cadastro online, não estão conseguindo realizar a inscrição. A prefeitura emitiu a seguinte nota:

Devido a alta demanda desde as primeiras horas na manhã desta quinta-feira (30), a página para inscrição dos interessados em obter autorização de uso para exploração do comércio informal nos logradouros públicos e em torno do circuito da Micareta de Feira de Santana 2023 está apresentando instabilidade.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, informa que a equipe técnica já está trabalhando para solucionar o problema. “No decorrer do dia o sistema estará normalizado”, assegura. O prazo das inscrições vai até o dia 03 de abril exclusivamente para os munícipes de Feira de Santana. Após esse período, as vagas serão oportunizadas para demais interessados.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade e do site Micareta de Feira.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
2 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários