Muitos barraqueiros já estão a postos nas transversais da Avenida Presidente (circuito Maneca Ferreira) para trabalharem na Micareta de Feira de Santana, que começa oficialmente nesta quinta-feira (20), com a entrega simbólica das chaves da cidade ao Rei Momo, que estará acompanhado da Rainha e as princesas.
A barraqueira Crispiniana de Jesus Brunele, dona da barraca Churrascaria da Cris, está animada e com grande expectativa de boas vendas durante a folia momesca. Ela, assim como outras pessoas, dormiu desde ontem próximo ao circuito para garantir o seu espaço.
“Cheguei ontem aqui às 16h. Vim porque a pessoa que me traz no carro não poderia vir hoje, ou eu vinha mais cedo ou chegava depois, só que iria ter problema com o trânsito, então preferi adiantar. Tenho 11 anos trabalhando como barraqueira. Agora de manhã já acordamos, sentimos frio, depois calor, já tomamos nosso café, tivemos um bom papo, e eu amo essa vida.”
Segundo a barraqueira, ela trabalha em diversos eventos ao longo do ano, e contou que começou neste ramo devido à necessidade, mas com o tempo se apaixonou pelo que faz.
“Eu corro muito trecho, e quanto mais eu corro, mas eu gosto. Eu trabalhava para uma pessoa na Micareta catando latinhas, depois eu coloquei um baleiro, vendia cerveja, e hoje em dia eu trabalho com baleiro, cerveja, churrasco, domino tudo, aprendi trabalhando para outras pessoas, devido à necessidade que eu tinha. Para amanhã a carne já está preparada, só estou esperando ligarem a energia para eu arrumar meu freezer e trabalhar. Tenho certeza que essa festa vai ser boa para nós, tenho fé”, contou ao Acorda Cidade.
Proprietária da barraca Nossa Senhora das Graças, Maria das Graças, 60 anos, afirmou que vai trabalhar e também se divertir, inclusive pulando e dançando durante a passagem das atrações.
“Eu moro na Mantiba, nasci e me criei em Feira e há 30 anos trabalho como barraqueira. Toda festa que tem estou dentro, como no Carnaval de Salvador, que este ano trabalhei na Barra vendendo cerveja. E aqui em Feira vou vender churrasquinho também.”
A expectativa, segundo Maria das Graças, está alta para a Micareta. “A expectativa para essa Micareta é grande, investi cerca de 4 mil, porque lanches estão muito caros e a gente tem que saber fazer. E tanto a gente trabalha como se diverte.”
Já o barraqueiro João Campos Laranjeira, 25 anos, da barraca João Capeta Big Brother, está ansioso para começar a festa e ver como será o movimento dos barraqueiros nas transversais.
Ele ainda contou que muitas pessoas consomem o capeta para dar aquela animada durante a folia e contou o segredo para a bebida ser um sucesso.
“O capeta leva guaraná em pó, amendoim, leite condensado, açúcar e gelo que é para dar fogo, coragem e ter energia. O capeta está custando 10 reais, pois os materiais, a vodka, estão muitos caros. E tem a roska, daiquiri e chochota que leva o limão.”
Neste ano, cerca de 360 barraqueiros irão atuar nas transversais do circuito da folia, ao longo da Presidente Dutra, além de 10 food trucks. A mudança de local gerou manifestações por parte dos comerciantes.
Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram