Acontece nesta quinta-feira (22), a partir das 19h30 no Teatro da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o ‘Workshop do Varejo: Insights da NRF 2024’. O evento, protagonizado pela CDL e demais parceiros, tem o objetivo de promover de forma ampla e didática, as principais tendências do varejo mundial.
Inspirado no Retail’s Big Show (NRF), evento que acontece anualmente em Nova York e reúne principais líderes e empresários do varejo, o Workshop em Feira de Santana promoverá uma imersão ao que tem de mais novo no mercado e as alternativas para que os negócios tenham melhor desempenho.
O evento será ministrado pelo palestrante e consultor Alberto Serrentino. Em entrevista ao Programa Acorda Cidade, na Rádio Sociedade News, ele deu detalhes sobre uma das maiores tendências do varejo trazidas neste ano pelo evento nos Estados Unidos.
“Esse evento é centenário e acontece sempre no mês de janeiro em Nova York. É o maior evento de varejo do mundo que reúne um congresso com uma feira voltada para tecnologia e estão em um excelente termômetro de tendências e como as empresas de varejo estão entendendo as suas prioridades e acaba sendo um palco para novas tecnologias e para entender o que tem. São mais de mil expositores desde as maiores startups de tecnologia para varejo no mundo. É um evento que acabou sendo um grande destino para muitos brasileiros, esse ano reuniu cerca de 40 mil pessoas e tinha 2500 brasileiros participando. Participo há 28 anos e palestro no evento há cerca 21 edições. Então, o que eu vou levar para Feira, o que tenho feito há alguns anos em parceria com a CDL e outras entidades é um resumo não só o que foi apresentado mas o que se projeta como oportunidade de grandes tendências para o varejo e como a gente adapta isso para a realidade brasileira e no nosso varejo”, disse.
Novidades do varejo
Além de evidenciar as tendências no mercado, o evento também trará os principais impactos que atingiram o setor nos últimos anos, à exemplo da pandemia.
“Vou falar um pouco sobre o momento, já que tivemos um período intenso para o varejo principalmente em 2021, 2022 que foi o enfrentamento da pandemia, algo sem precedentes que obrigou o varejo a sua digitalização, houve muita oportunidade, mas desafios enormes. Depois entramos em um ciclo também desafiador nos últimos dois anos que foi a volta da inflação, juros subindo, o crédito secou para o varejo, para o cliente, para as empresas de busca de eficiência, de produtividade, de enfrentamento de um cenário complexo e passamos por ele. Estamos em um momento de oportunidade, devemos ter um varejo crescendo mais esse ano e certamente há muita lição de casa aprendida nesse período para melhorar a gestão das empresas”, disse Alberto Serrentino.
O palestrante também aproveitou para destacar as inovações que surgiram para impulsionar o varejo, como a tecnologia, digitalização das vendas e a inteligência artificial. Alberto disse ainda que as lojas físicas também são um tópico que vale ser evidenciado no planejamento e nos negócios atualmente.
“O que esse evento tem trazido de muito forte foi a inteligência artificial, que obviamente é o termo do momento e que se discute como ela pode ajudar o varejo nesses processos, a ganhar eficiência, ganhar a produtividade e a relação com o cliente, além de que há discussões sobre automação e tem uma outra agenda que é o varejo se tornando operador de mídia, porque com essa onda da digitalização, ele consegue capturar valor em ações com os seus fornecedores e uma grande discussão sobre o papel da loja física que passou pela pandemia e que continuamos tendo uma grande expansão de lojas e precisamos interpretar essa loja física ao novo cenário do momento. Hoje há muitas alternativas para incorporar tecnologia a negócios que têm grande diferença na sua competitividade, mas isso também depende de uma liderança visionária, que acredite na agenda e que empurre na agenda”.
Alberto Serrentino finalizou salientando a sua expectativa para o evento em Feira de Santana que reunirá toda a comunidade setorial na oportunidade de trocar experiências e percepções.
“É um evento onde a comunidade setorial se encontra com uma oportunidade de trocar e de conversar sobre aquilo que é apresentado e trocar percepções. Um dos aspectos importantes nesse ciclo de transformação que os negócios vem passando é que uma agenda que não se constrói sozinha, é uma troca, com fornecedor, com parceiro, com startups, com concorrentes, não é como antigamente. Então no passado, as empresas tinham uma visão voltada para guardar segredos, que o segredo é a alma do negócio, mas essa onda acabou. Pelo contrário, é mais importante aprender compartilhando do que tentar fazer tudo sozinha, batendo cabeça” concluiu.
Sobre Alberto Serrentino
Consultor, conselheiro, autor e palestrante, Alberto Serrentino é fundador da Varese Retail, boutique de
estratégia de varejo e transformação digital. Consultor com mais de 35 anos de experiência em varejo e consumo, ele é membro de conselhos de administração e comitês de diversas empresas, vice-presidente e membro do conselho deliberativo da SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo).
Como palestrante internacional, realizou mais de 750 apresentações no Brasil e exterior, incluindo 21 edições da convenção da NRF (NY). Autor/coautor de nove livros e de mais de 300 artigos publicados. Apontado como Top Retail Expert 2024 pela RETHINK Retail.
Inscrições
As inscrições para o Workshop do Varejo são gratuitas e poderão ser feitas através do link do sympla (clicando aqui). Para mais informações, basta entrar em contato com ou WhatsApp da CDL através do (75) 98331-2577.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram