Está acontecendo durante este sábado (11), até às 17h, a votação para eleição da diretoria do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar de Feira de Santana (Sintraf), que presidirá a organização nos próximos quatro anos. A votação contou com apoio da Central Única dos Trabalhadores da Bahia (CUT-BA) e acontece em 23 comunidades rurais, mais a sede do sindicato em Feira, que fica localizado na Rua Juvêncio Erudilho, nº 420, no centro.
Adriana Lima, candidata a presidente em conjunto com a vice-presidente, Lucivania Gomes, explicou como ocorreu o processo de escolha da chapa única.
“Houve uma escuta e essa escuta houve nas comunidades. Depois dessa escuta, houve alguns nomes que foram colocados e depois teve um seminário que era para ver quem são as pessoas que estavam melhor. Foi deliberado na questão do seminário, foi consenso dos outros distritos quem seria a gestão do sindicato, ou seja, quem ia pleitear a questão da chapa”, explicou.
Segundo o estatuto, para a eleição se concretizar é necessário atingir no mínimo 360 votos em balcão, metade mais um de um total de 3.695 associados. A candidata reforçou que apesar da chapa ser única, há representantes de oito distritos da região.
“Nós temos a secretaria geral, que é da Comunidade do Boqueirão. Nós temos a secretaria de Finanças, que é da Comunidade do Capim Grosso. Nós temos a secretaria de Mulheres, que é da Comunidade de Lagoa Suja, do Distrito de Maria Quitéria. Temos a secretaria de Formação, que é composta por Terezinha, que é do Distrito da Matinha, entre outras”, pontuou.
A votação segue até às 17 horas. Após esse horário as urnas serão abertas para contagem dos votos. Caso não haja coro, uma nova eleição será realizada.
CUT BAHIA
A presidente da Cut Maria Madalena Firmo está acompanhando a votação. Ela falou sobre a importância do apoio da Cut aos sindicatos.
“Além de apoiar, a Cut tem a tarefa, eu diria assim, a missão de ajudar a organizar a classe trabalhadora. Então, nós temos os sindicatos da agricultura familiar, que é também o meu ramo. Para quem não sabe, eu sou de Serrinha e fui para Valente nos anos 80. E hoje eu estou presidindo a Central Única dos Trabalhadores. Sou a primeira mulher a presidir a Central. E a primeira, também, da agricultura familiar”, colocou.
Madalena está retornando de um encontro regional que ocorreu em Eunápolis, ela contou que muitos sindicatos de diferentes vertentes também participaram lá do extremo sul. Em Feira, ela contou que tem muitos representantes da cúpula estadual.
“Nós estávamos com todos os sindicatos de bancários, agentes de saúde, servidores públicos municipais, pessoal da indústria. Enfim, então, uma plenária importantíssima ontem em Eunápolis. Hoje, a gente já está aqui dando esse salve à eleição do sindicato. Porque temos vários outros diretores que estão aqui acompanhando a eleição desde ontem. A companheira Lucile Baldina, que é de Mulheres. Companheira Orlando, que é de Comunicação. Tem o pessoal daqui de Feira, que são da direção, da Cut, da direção estadual. Companheiro Daniel, dos Metalúrgicos. A própria Adriana aqui do sindicato, que vai ser eleita presidenta, também é da nossa direção da Cut estadual. Companheiro Josué do Sintel, que também é. E a companheira Lorena, dos Rodoviários. Esses quatro já estão aqui em Feira e são da nossa direção da Cut de Bahia. Então, a nossa tarefa, a nossa missão, é organizar a classe trabalhadora no Estado de todas as categorias que pertencem à CUT”, disse.
Resultado:
Adriana Lima, da chapa única foi eleita com 1.356 votos no total. 32 votos foram em branco.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram