Feira de Santana

Vistoria dos táxis de Feira de Santana começa dia 16; profissionais devem enviar documentos até dia 15

A programação deverá seguir a ordem numérica dos veículos, sendo realizadas 30 vistorias por dia.

Taxistas
Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Tem início na próxima segunda-feira (16) e segue até o dia 20 de dezembro deste ano, a vistoria anual dos táxis de Feira de Santana. A programação deverá seguir a ordem numérica dos veículos, sendo realizadas 30 vistorias por dia.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Ivan das Mercês Alves, responsável pelo setor de concessões e permissões da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), informou que 1.350 táxis estão cadastrados no sistema da cidade.

Essa vistoria é realizada na Rua Tupinambá, S/N, bairro São João (garagem da Soma) e apenas 30 veículos serão vistoriados por dia, ou seja, 15 pela manhã e mais 15 pela tarde, seguindo uma ordem, como por exemplo, no dia 16 de outubro, começa do 0001 até 0015, quando for no período da tarde, 0016 até 0030 e assim por diante”, explicou.

Vistoria de Táxis
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo Ivan das Mercês, quem não realizar a vistoria, será penalizado pela prefeitura.

“A secretaria irá tomar as medidas cabíveis por não descumprirem a ordem de vistoria, pois a vistoria é para o bem maior, é para o bem do povo, os carros serão inspecionados para confirmar se realmente têm as devidas condições de transitar. Então nós observamos a questão dos pneus, a situação estética do veículo, a parte mecânica, tudo isso, pois estes taxistas estão transportando vidas”, pontuou.

A última vistoria realizada aconteceu no ano de 2019, antes da pandemia da Covid-19.

“As vistorias estavam suspensas por conta da pandemia, tanto que a última aconteceu no ano de 2019. Esses taxistas precisam pagar uma taxa de R$ 10, um valor até irrisório, até porque os taxistas vivem em meio à uma grande crise, questão de concorrência, são pais de família, lutam pelo seu sustento e o valor da taxa é considerado baixo”, esclareceu.

Ainda segundo Ivan das Mercês, todo material deverá ser enviado através de uma plataforma digital disponibilizada pela prefeitura.

“Os taxistas já podem se deslocar até a Secretaria, imprimem o DAM no valor de R$ 10, depois enviam toda documentação através do site feiradesantana.1doc.com.br. Todos estes documentos deverão ser enviados até o dia 15”, explicou.

Veja a relação de documentos necessários para realizar a vistoria:

  • CRV
  • DUT
  • Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo
  • Antecedentes Criminais
  • Documento Oficial com Foto
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de Residência Atual
  • Certificado de Aferição do Taxímetro
  • Inspeção do GNV
  • Comprovante de Pagamento do DAM

Caso tenha condutor auxiliar:

  • CNH Categoria B
  • Título de Eleitor
  • Comprovante de Residência Atual
  • Antecedentes Criminais

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

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