Fiscalização

Vigilância Sanitária fiscaliza bares, pizzaria e restaurantes de Feira de Santana

Aproximadamente 15 estabelecimentos são visitados por noite. A inspeção pode ser motivada por busca ativa, denúncia ou até mesmo solicitação do proprietário do estabelecimento, quando este busca obter o alvará sanitário para funcionamento

 

Acorda Cidade
 
Para assegurar a saúde da população e garantir a qualidade de produtos de consumo, sobretudo os de alimentos, inspetores e técnicos da Divisão Vigilância Sanitária (Divisa), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), têm realizado todas as quartas-feiras, durante a noite, fiscalizações em estabelecimentos como pizzaria, restaurantes e bares.
 
A chefe da Divisa, Kérssia Carneiro, ressalta que as ações acontecem neste período para aproveitar o momento em que os estabelecimentos estão abertos. “A ação visa eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde, que analisa as condições de higiene e de limpeza dos estabelecimentos. Se forem encontradas irregularidades, o estabelecimento é notificado e deverá se adequar conforme o prazo determinado. Havendo o descumprimento, o setor Jurídico abre um processo, que pode resultar em multas e até interdição”, explica.
 
Ainda de acordo com Kérssia Carneiro, as inspeções estão sendo realizadas das 19h às 23h e têm alcançado um bom resultado. “Aproximadamente 15 estabelecimentos são visitados por noite. A inspeção pode ser motivada por busca ativa, denúncia ou até mesmo solicitação do proprietário do estabelecimento, quando este busca obter o alvará sanitário para funcionamento. Nos próximos dias, a ação passará a ser empreendida as sextas-feiras, quando é registrado um maior fluxo de consumidores”, informa.
 
As inspeções da Divisa acontecem também em hospitais, maternidades, clínicas, consultórios médicos e odontológicos, academias, salões de beleza e até mesmo clubes e feiras livres. O quadro de técnicos sanitaristas do órgão é formado por enfermeiros, biólogos, farmacêuticos, veterinários, engenheiros ambientais, engenheiros de alimentos e engenheiros civis. Irregularidades podem ser denunciadas pelos consumidores através dos telefones 3612-6646 e 3612-6647 (Secretaria de Saúde). (Número atualizado da Vigilância em 12.11.19: (75) 3612.6615)
Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários