A viga de sustentação do viaduto do Complexo Viário Dr. Mirado Gomes, localizado no bairro Cidade Nova em Feira de Santana, foi colocada na manhã desta quinta-feira (26).
Todo o serviço foi acompanhado pelo prefeito Colbert Martins, juntamente com o superintendente de Operações e Manutenção João Vianey, que em entrevista ao Acorda Cidade explicou quais serão as próximas etapas.
“Após ser feito o lançamento desta nova viga, daremos sequência aos próximos passos, como a recomposição do viaduto, colocação da pré-laje, concretagem da laje, a barreira New Jersey, sendo a última etapa o recapeamento e depois liberação do tráfego. Esta viga foi construída em um pátio de pré-moldado lá em Salvador, a empresa tinha cogitado de fazer aqui, mas em virtude das proteções que são necessárias, já que existe um trabalho complexo de engenharia, preferiu executar em um local mais controlado com toda estrutura”, informou.
De acordo com o superintendente, dois pórticos serão colocados antes do viaduto, para que evitar que novos episódios de impactos no viaduto não voltem a acontecer.
“Iremos colocar dois pórticos, tanto para quem vai acessar a rotatória, quanto quem vem nesta via paralela a trincheira do viaduto, porque desta forma, vamos garantir o gabarito anterior do viaduto, ou seja, uma espécie de anteparo caso alguém esteja com uma altura excessiva, então o primeiro impacto seria neste pórtico, e não mais na viga”, explicou.
Empresa responsável pela carga
Segundo João Vianey, o município já notificou extrajudicialmente a empresa responsável pela carga que atingiu o viaduto.
“Nós acionamos a empresa e notificamos extrajudicialmente, mas a mesma fez uma devolutiva fazendo questionamentos de características de projeto, algumas informações que já foram encaminhadas tanto para a seguradora, quanto para a própria empresa, os peritos estiveram aqui no local do viaduto, estiveram presentes também em nosso gabinete de crises, então tudo isso está sendo tratado. A empresa está se colocando à disposição para prestar todos os esclarecimentos, mas como informei, é tudo questão técnica, e desde o primeiro momento, o prefeito nos recomendou que fosse feita a garantia e a integridade da estrutura, além da segurança de quem passava por aqui”, disse.
Ao Acorda Cidade, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, enfatizou que todo processo será pago pela empresa que causou os danos ao viaduto.
“Esta é uma etapa que infelizmente está atrasada, assim posso dizer, já que o primeiro episódio aconteceu lá em julho do ano passado, a prefeitura até tinha o dinheiro, mas não tinha orçamento, mas agora estamos aqui realizando esta etapa, para dar sequência as outras e todo trânsito ser liberado. Quero dizer que quem vai pagar por isso, não é a prefeitura, quem vai pagar por tudo isso, é a empresa ou a seguradora, pois não podemos ficar com nenhum tipo de prejuízo. Não tenho dúvidas que a justiça irá determinar o pagamento com juros e correção monetária”, afirmou.
Segundo o prefeito, a empresa já sabia o percurso que iria fazer, e por falta de responsabilidade, insistiu em trafegar por onde não devia.
“A empresa sabia da altura que existia aqui. Existe todo um planejamento, tem o grupo que percorre pelo trajeto, os batedores, e houve um grau de irresponsabilidade do transportador querendo forçar a barra e atravessar em algo que ele já estava no limite maior do que a altura. Portanto, é uma falta de responsabilidade não somente do motorista, mas também da empresa”, finalizou.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram