Feira de Santana

Prefeitura deve iniciar obra de recuperação do viaduto nesta semana

Será feita uma rede de drenagem e a pavimentação da via lateral que foi feita para melhorar a trafegabilidade no local, sendo que a pavimentação não foi iniciada hoje por conta da chuva.

cidade nova

A prefeitura municipal de Feira de Santana, através da Superintendência de Operações e Manutenção (Soma), informou que pretende dar início às obras de recuperação do viaduto danificado no Complexo Viário Miraldo Gomes, no bairro Cidade Nova.

De acordo com o superintendente da Soma, João Vianey, foi realizada a topografia do local, será feita uma rede de drenagem e a pavimentação da via lateral que foi feita para melhorar a trafegabilidade no local.

“Nós temos alguns passos que são silenciosos, mas estão sendo dados. Hoje a topografia esteve no local, que nós tínhamos feito o levantamento topográfico, sondagens e elaborado o projeto, e agora nós já estamos fazendo a topografia, demarcação da obra, os pontos de drenagem, pontos de pavimento, já fizemos a locação onde vai ser o canteiro de obras, e amanhã efetivamente estaremos montando o canteiro e se preparando para iniciar a demolição”, informou o superintendente ao Acorda Cidade.

De acordo com ele, a parte de pavimento e drenagem não foi iniciada hoje em virtude da chuva.

“Eu estive fazendo as visitas, mas não conseguimos fazer as intervenções. E a gente espera que o volume amanhã seja menor e não tenha frequência para que a gente possa começar as atividades lá normalmente. A demolição é complicada porque envolve a estabilidade de uma viga que está rompida, e hoje a gente trata ela como duas vigas em balanço, então existe um risco, por isso o escoramento e um tratamento diferente. Mas nós temos também uma complexidade, ainda mais nessa condição de chuva, que é a via lateral. Hoje é a alternativa que tem. Estivemos com a SMT (Superintendência Municipal de Trânsito) e estaremos com a PRF (Polícia Rodoviária Federal) também discutindo uma alternativa para que a gente possa fazer uma pavimentação, uma estruturação melhor dessa via, para que ela possa durar nesses dias de uma forma mais satisfatória e funcional para todos”, explicou João Vianey.

Ele destacou que o primeiro passo será a demolição, que já vai ser iniciada, e paralelo a isso, será montado o canteiro de obras.

“Estamos vendo a questão da fôrma que está sendo fabricada, toda a parte de aço, cordoalhas, que já estão sendo adquiridas para a equipe fazer a montagem da parte de aço de viga. A parte de concreto não compromete com a chuva, mas a parte do pavimento de fato, ainda mais que é um local onde tivemos que fazer uma substituição grande de material, que tinha uma baixa capacidade de suporte e vamos ter que remover. Vamos ter que remover mais alguns segmentos, então estamos com todo esse preparativo para que, com o tempo permitindo, a gente faça a pavimentação completa, o asfaltamento e sinalização.”

Na avaliação de João Vianey, todos os serviços devem ser completados dentro de um prazo de 90 dias.

“O cronograma efetivo da obra é de 90 dias. Nós estamos com um cronograma de aproximadamente 50 dias para ter a viga pronta e adequada para o lançamento. Está batendo na época do Carnaval e estamos avaliando a melhor data para a gente fazer isso. E aí temos as etapas de concretagem da viga, que vai ser demolida, lançamento das pré-lajes, concretagem da laje, asfalto, que vão exigir cura, vão nos dar um tempo de espera, mas o cronograma de 90 dias já absorve tudo isso, e estamos buscando formas de antecipar esse prazo. Na terça-feira, vamos fazer essa modificação com a PRF e a SMT para um novo desvio, enquanto a estrutura a via lateral e possa liberar o trânsito com segurança”, esclareceu.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.  

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
5 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários